Histórico

Obama tem apenas 43% de aprovação

Índice é o mais baixo em 19 meses e preocupa democratas em ano de eleição para o Congresso Nacional

Pelo visto, as férias do presidente Barack Obama não serão tão tranquilas quanto ele esperava. Em Martha’s Vineyard, onde passa alguns dias com a família, ele recebeu a notícia que a aprovação ao seu governo caiu ainda mais e atingiu um recorde negativo nos 19 meses desde a posse. Somente 43% dos americanos apoiam a forma como ele está conduzindo o País.

A nova baixa também marca a primeira semana em que 50% dos americanos entrevistados disseram desaprovar o desempenho do presidente. O índice de aprovação está muito abaixo da registrada pelos presidentes Bush (pai e filho) em seu segundo ano de governo, mas em um nível semelhante à de Bill Clinton, Ronald Reagan e Jimmy Carter nesta época de mandato. Nenhum desses três líderes conseguiram voltar aos 50% de aprovação até as eleições parlamentares de meio de mandato.

Esta é justamente a preocupação dos democratas: Segundo dados históricos, quando os presidentes apresentaram aprovação igual ou superior a 50% nas eleições de meio de mandato, seus partidos perderam menos assentos no Congresso do que quando a aprovação despencou abaixo desse nível. Ou seja, a tendência é que os republicanos recuperem alguns cargos no Legislativo no pleito deste ano.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo