Histórico

Obras da pintora brasileira Beatriz Milhazes ganham espaço em Miam

Artista consagrada no Brasil vai ter sua primeira grande exposição nos Estados Unido

 Beatriz Milhazes
Beatriz Milhazes é pintora, gravadora, ilustradora e professora de artes no Brasil.
Ela frequentou cursos de arte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e em várias universidades dos EUA

A primeira retrospectiva da pintora brasileira Beatriz Milhazes nos Estados Unidos acontecerá em Miami. Os quadros da pintora serão colocados à mostra no novo Museum de Art de Miami Perez (Perez Art Museum Miami – PAMM) a ser inaugurado no Bicentennial Park ainda este ano.

Beatriz e outros artistas de Cuba, China e Haiti foram escolhidos para preencher o espaço do prédio de três andares porque, segundo o curadr Tobias Ostrander, “significam tradição e estilo afinado com os grupos que representam no sul da Flórida”.

O museu vai trazer na maioria de suas exposições artistas da América Latina cujas obras apesar de grande valor cultural ainda não tiveram seu espaço nos EUA devidamente conquistado. O estilo contemporâneo de Milhazes e da cubana Amelia Pelaez del Casal atraiu a atenção dos curadores. “Elas têm muito o que mostrar em suas obras. Miami é uma cidade dinâmica. Acho que a mistura vai ser muito interessante”, afirmou a editora do programa do PAMM-Arte na América, Lindsay Pollock.

Beatriz Milhazes

Mesmo que ainda não tenha apresentado uma grande exposição com seu nome nos Estados Unidos, obras da carioca Beatriz Milhazes já fizeram sucesso na América do Norte. Em novembro de 2012, a tela “Meu Limão” bateu o novo recorde em um leilão de artes plásticas. A tela foi arrematada por $2,098 milhões durante um leilão promovido pela Sotheby’s, em Nova York. Na época, a casa de leilões acreditava que o quadro seria vendido por algo entre $700 mil e $900 mil.

Com isso, Milhazes assumiu o primeiro lugar no ranking de artistas brasileiros vivos com obra mais cara vendida em leilão. Ela havia conquistado essa posição em 2008, após sua obra “O Mágico” ser vendida a $1,049 milhão.

Milhazes é pintora, gravadora, ilustradora e professora de artes no Brasil. Ele frequentou cursos de arte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e em várias universidades dos Estados Unidos. Suas exposições em todo mundo vêm destacando-se na última década.
Suas obras são caracterizadas pela utilização de cores e formas geométricas. Com muita simpatia e um estilo único, ela vem seduzindo os colecionadores estrangeiros com seus círculos psicodélicos e com o colorido dos trópicos. A artista também usa sua estratégia de marketing para elevar o valor cultural e de preço de seus quadros, ela produz pouquíssimas telas por ano, o que aumenta a expectativa por seus projetos.

Na técnica que aprimorou e usa até hoje, ela pinta sobre pedaços de plástico e passa as imagens gradualmente para a tela, sobrepondo uma camada à outra. Às vezes, usa os mesmos pedaços durante anos, misturando vestígios de antigos desenhos aos novos.

 Beatriz Milhazes
Uma das obras da mais valorizada pintora brasileira da atualidade

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo