Histórico

ONU critica tratamento dado a imigrantes

País se transformou numa das principais rotas de indocumentados na Europa

Se os ativistas costumam reclamar do tratamento dispensado aos indocumentados presos nos Estados Unidos, o que dizer das condições dos centros de detenção de imigrantes na Grécia. A situação é tão grave que até a Organização das Nações Unidas – através de seu Alto Comissariado para os Refugiados (ACNUR) – exigiu do país da Comunidade Europeia providências imediatas.

Segundo relatório da entidade, os indocumentados presos pela polícia de imigração local são mandados para cubículos em “terríveis condições de higiene” e sem acesso sequer a banhos de sol. Além disso, os imigrantes ficam misturados nas pequenas celas, independente do sexo ou da idade deles. A crítica feita à Grécia, a ACNUR admite que o país se tornou uma importante rota do tráfico de seres humanos e de imigrantes e, por isso, pede uma solução antes que o problema se deteriore ainda mais.

“Essa é uma emergência que precisa de ação urgente, uma vez que ela não pode ser gerenciada pelas atuais estruturas administrativas e reservas humanas”, disse Giorgos Tsarbopoulos, chefe da entidade na Grécia. O governo socialista limitou-se a prometeu melhorar as condições de higiene nas prisões para imigrantes clandestinos, mas não apresentou qualquer medida concreta.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo