Histórico

Pacote do governo federal vai ajudar proprietários de imóveis na Flórida

Fundo de um bilhão de dólares deve evitar que 40 mil famílias do estado percam suas casas

O incentivo do governo federal ao combalido mercado imobiliário da Flórida vem na forma de um bilhão de dólares. Esta é a verba destacada para o programa ‘Hardest Hit Fund’ no nosso estado, que vai ajudar desempregados a manterem suas casas em foreclosure. A medida deve beneficiar cerca de 40 mil famílias.

Com um índice de desemprego ainda em dois dígitos e com um dos mercados mais atingidos pela recente crise, o nosso estado é um dos focos da iniciativa do governo. O programa, que foi lançado no ano passado em pequena escala, será ampliado para mais interessados e a ajuda financeira já poderá ser requisitada este mês.

Os benefícios podem vir de duas formas: a primeira delas é uma assistência por um período de seis meses ou de até 12 mil dólares para o pagamento do mortgage, voltada para desempregados ou para quem recebe salário inferior ao valor da prestação imobiliária. Neste caso, o proprietário arcaria com apenas 25% do financiamento mensal ou um mínimo de 70 dólares durante a vigência do plano. Outra opção é a ajuda financeira de até seis mil dólares para quem está em atraso e deseja retomar o pagamento de suas prestações.

“Precisamos ajudar mais gente, mas gente comprometida a manter suas casas. Este programa vai fazer com que os proprietários e governo dividam a responsabilidade do pagamento do mortgage, explicou Cecka Rose Green, do Florida Housing Finance Corp. Para se beneficiar do ‘Hardest Hit Fund’ é necessário estar 180 dias em atraso no pagamento das prestações e que o imóvel seja a única propriedade – e não um investimento. Com relação à desvalorização do mercado imobiliário na nossa região, problema que atinge 45% dos financiamentos no Sul da Flórida, o programa só atenderá os donos de imóveis cujo valor representa pelo menos metade do saldo devedor.

O pacote original, lançado no ano passado e que atendeu 20 mil famílias da Flórida, no Condado de Lee, garantiu aos proprietários 18 meses de assistência, num total de 35 mil dólares por família. A versão atual foi preparada em conjunto, entre o governador Rick Scott e sua equipe, com as autoridades da Florida Housing Finance Corp., com o aval do Departamento do Tesouro americano.

O ‘Hardest Hit Fund’ vem atendendo famílias em 18 estados americanos, especialmente os mais atingidos pela crise imobiliária: Nevada, Califórnia, Michigan e Arizona, entre outros. Na Flórida, o programa deveria ter sido ampliado em fevereiro, mas o governador pediu tempo para analisar melhor as cláusulas do pacote o que, inclusive, gerou críticas do senador democrata Bill Nelson pela demora.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo