Histórico

Passeata de imigrantes em favor da reforma de imigração em West Palm Beach

Milhares de imigrantes saíram às ruas de West Palm Beach neste domingo para clamar por uma lei de imigração mais justa e humana

Mais de mil imigrantes reuniram-se na manhã deste domingo, 30 de abril, para realizar uma passeata e um ato cívico em favor da reforma de imigração no Congresso Nacional. O evento, organizado por diversas entidades de comunidades centro-americanas, teve também a adesão dos mexicanos e haitianos, que resolveram unir forças em prol de uma reforma imigratória que beneficie os 12 milhões de indocumentados que vivem nos Estados Unidos.

O evento contou com a solidariedade da prefeita de West Palm Beach, Lois Frankel, e de Mike Drutz, prefeito de Lake Worth, cidade onde se realizou uma grande passeata no último dia 10 de abril. Lois lembrou que seus avós também foram imigrantes, vindos da Hungria e da Áustria para os EUA, a fim de construir um futuro melhor para eles e seus filhos. Portanto, ela defende a luta dos imigrantes, que nada mais querem do que o mesmo que outros imigrantes já tiveram neste país.

Drutz foi ainda mais contundente. O prefeito de Lake Worth, que concentra um grande número de imigrantes mexicanos e centro-americanos, afirmou estar indo para Washington dentro de duas semanas para convencer os congressistas federais a aprovar uma lei justa para os imigrantes, que tanto colaboram para enriquecer econômica e culturalmente a cidade, o condado e o país.

Os organizadores acreditam que o evento poderia ter mais do que os 1.200 manifestantes presentes, mas o medo de ações de agentes de imigração assustou um pouco as pessoas. Como se viu, o medo era completamente infundado, porque as autoridades locais emprestaram sua solidariedade e os policiais que estiveram no local apenas agiram no sentido de orientar o tráfego para evitar problemas entre os que estavam na passeata e os motoristas – muitos dos quais buzinaram em apoio à marcha.

Missa ecumênica – Nesta segunda-feira, 1º de maio, ao meio-dia, haverá uma missa bilíngüe (inglês e espanhol) e ecumênica na St. Juliana Catholic Church, que fica no 4500 S. Dixie Highway, em West Palm Beach. Além deste ato eucarístico, também está programada para amanhã uma Vigília Ecumênica de Orações pela Justiça no Holy Name of Jesus Church, na 345 S. Military Trail, em West Palm Beach.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo