Digaai.com, plataforma online com edição coletiva de conteúdo, reúne dados sobre a diáspora brasileira em todo o mundo
O brasileiro Álvaro Lima, radicado em Boston, lançou uma plataforma virtual chamada digaai.com, com conteúdo sobre a emigração brasileira em todo o mundo.
Lima, diretor de pesquisas da prefeitura de Boston, encontrou nessa plataforma uma maneira de dividir com a comunidade mais de quinze anos de pesquisa sobre os imigrantes brasileiros nos Estados Unidos e também uma possibilidade de estender o conteúdo desse tema por meio da contribuição de outros emigrantes brasileiros.
A possibilidade de obter mais informação sobre a diáspora brasileira foi uma das principais motivações para a criação do digaai.com.
“Passei mais de 15 anos da minha vida pesquisando a nossa história. Há uma série de dados sobre os brasileiros imigrantes, mas nada que agregue esse conhecimento e informações que estamos disponibilizando no digaai.com”, explica Lima. O pesquisador acredita que a plataforma coletiva pode acabar se tornando um meio de comunicação entre os milhares de brasileiros espalhados pelo mundo, e também uma forma de registrar a história desses imigrantes, contada por eles mesmos.
Maranhense de São Luís, Alvaro Lima mora em Boston há 23 anos e é Mestre em Economia pela New School for Social Research. Desde 2004 ele exerce a função de diretor de pesquisas da prefeitura de Boston e trabalhou também como chefe do Departamento de Desenvolvimento Econômico do Ministério da Indústria e Energia de Moçambique. No Brasil foi coordenador de projetos de desenvolvimento regional do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e SocialI PARDES. Em 2008, ele fundou a Digaai World Inc. que deu origem ao projeto contido no site digaai.com.
A imigração transnacional é uma característica marcante desta nova ordem e a web se tornou esfera pública importante para estas comunidades.”Comecei então a explorar as possibilidades práticas desta junção entre um fenômeno social e a revolução criada pela internet e outros meios de comunicação virtual.” O digaai.com dá corpo a esta crescente conectividade entre as comunidades brasileiras transnacionais e o poder deste novo meio digital para a coleta, compilação, cotextualização, amplificação e curadoria da produção cultural da diáspora brasileira. A plataforma digaai.com, em sua fase inicial, tem quatro ferramentas que interagem em sinergia:
DigaaiWIKI – focado na diáspora brasileira e escrito de forma colaborativa por brasileiros mundo afora, este wiki permite qualquer pessoa com direitos editoriais, acrescentar novas páginas ou editar o conteúdo já existente;
DigaaiDATAHUB – esta ferramenta permite a exploração e visualização de uma variedade de dados, vídeos, e fotos sobre a população brasileira imigrante;
DigaaiDATAVERSE – os colaboradores do digaai podem utilizar esta ferramenta para publicar, compartilhar, referenciar, extrair e analisar dados referentes a diáspora brasileira;
DigaaiSLIDESHARE – aqui, os colaboradores do digaai podem carregar e compartilhar apresentações em formatos diversos sobre a diáspora brasileira.
O Digaai visa a captação e difusão da produção cultural da diáspora brasileira por meio de texto, áudio, vídeo e imagens que documentem a diversidade cultural dos imigrantes brasileiros mundo afora. O conteúdo da plataforma será obtido tanto a partir da contribuição espontânea dos participantes como do material coletado pela equipe de produção do Digaai e seus colaboradores. Embora o site seja coletivo, para poder editá-lo e contribuir para a expansão do seu conteúdo é necessário registrar-se como membro. Inicialmente, para registrar-se é preciso ter aprovação dos administradores do site por meio do email digaai@digaai.com.