Histórico

Pesquisas apontam definição no 1º turno

Dilma tem 52% dos votos válidos para Presidente, mas último debate entre candidatos pode mudar panorama de uma disputa acirrada

Na pesquisa divulgada na quinta-feira (30 de setembro), a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, teve 47% das intenções de voto, retomando a tendência de crescimento na disputa. Os candidatos do PSDB, José Serra, e Marina Silva, do PV, apareceram na sondagem com o mesmo índice do último levantamento respectivamente 28% e 14% da preferência do eleitorado. Tal quadro aponta para a definição da escolha do sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda no primeiro turno.

Mas ninguém ousa garantir que isso vai acontecer. Isso porque a pesquisa foi realizada antes do último debate presidencial, marcado para a noite de quinta-feira. Boa parte do eleitorado decide mesmo o voto em frente à TV, acredita o sociólogo e doutor em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo (USP) Humberto Dantas. Como há um percentual grande de indecisos (6%), ainda é impossível garantir que o pleito será definido neste fim de semana. A estimativa é que mais de quatro milhões de pessoas assistiram ao programa.

A pesquisa mostrou também que Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) obteve 1% e os demais candidatos Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) alcançaram juntos 1% das intenções de voto. Dentre os votos válidos, em que se exclui os votos em branco e nulos, Dilma tem 52% das intenções, mas a margem de erro é de dois pontos para cima ou para baixo. Para vencer no primeiro turno, ela precisa de 50% mais um dos votos válidos. Foram entrevistados 13.195 brasileiros em 480 municípios do país.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo