Histórico

Petrobras confirma mais 4 bilhões de barris na Bacia de Santos

Expectativa é de que país dobre sua produção com o pré-sal

A Petrobras confirmou a existência de óleo leve na camada pré-sal da Bacia de Santos, no campo de Iara, localizado ao norte de Tupi, a cerca de 230 km do litoral da cidade do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de 2.230 metros. A estimativa de produção é de até 4 bilhões de barris de petróleo e gás. Óleo leve é o tipo de petróleo com qualidade melhor, que exige um processo de refino mais simples.
A empresa, em parceria com o BG Group (25%) e a Galp Energia (10%), informou que as suas reservas estavam em cerca de 12 bilhões de barris, o que indica que só o campo de Iara representa um aumento de um terço neste total. Se confirmadas também as reservas do Campo de Tupi, estimadas entre 5 e 8 billhões de barris, o Brasil praticamente dobrará suas reservas de petróleo com o pré-sal.

Iara é o oitavo prospecto (área com potencial petrolífero) confirmado na área do pré-sal da Bacia de Santos – nos últimos meses, além de Tupi, a empresa anunciou descobertas nos prospectos Guará, Júpiter, Bem-Te-Vi, Parati, Caramba e Carioca. Atualmente, a companhia mantém perfurações em Guará e Júpiter, para avaliar as descobertas.

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse que a confirmação da Petrobras de que foi encontrado óleo leve na camada pré-sal da Bacia de Santos aumenta mais a responsabilidade do governo para produzir o melhor modelo de exploração e utilização dos recursos da camada do pré-sal. “Quatro bilhões de barris (volume estimado pela Petrobras), entre US$ 5 a US$ 15 por barril, que é o que varia o preço das reservas no solo, faça as contas de quanto significa para o Brasil e para a Petrobras”, disse o secretário.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo