Histórico

Polícia em desvantagem

Mapeamento mostra que crime organizado tem mais armas

Assim fica difícil combater o crime organizado no Brasil. Um mapeamento mostrou que os grupos criminosos no País possuem mais do que o dobro de armas que a polícia, a maioria delas de precedência ilegal. Segundo o estudo, há cerca de 17 milhões de armamentos leves em circulação (quase um para cada dez habitantes), e os bandidos mantêm um arsenal de mais de 5,2 milhões de peças, contra apenas 2,1 milhões das autoridades.

O alerta foi dado pela organização não governamental Viva Rio, que lamentou que apesar das leis limitando a venda de armas no Brasil, o comércio ilegal de armamentos tem gerado lucros milionários às indústrias nacionais. O Brasil é o segundo maior produtor de armas leves do Ocidente, atrás apenas dos Estados Unidos.

As constatações do levantamento são consideradas “assustadoras” por especialistas, até porque há mais de quatro milhões de armas ilegais e sem porte com indivíduos do mercado informal. A maior incidência de armas por habitante está em Brasília, a capital federal: Entre 19 e 28 para cada 100 habitantes. São Paulo teria uma taxa entre 9,5 e 19 para cada 100 pessoas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo