Histórico

Pré-candidatos presidenciais dos EUA se aproximam de comunidade hispânica

da Folha de S. Paulo

Parte dos pré-candidatos à Presidência dos Estados Unidos se aproximou hoje da comunidade hispânica –que, segundo os analistas, é a de maior crescimento no país– em busca de apoio para as eleições do próximo ano.

Os pré-candidatos democratas Hillary Clinton e Barack Obama participaram hoje da conferência anual do Conselho Nacional da Raça, uma das maiores organizações hispânicas do país. A reunião, realizada neste ano em Miami Beach (Flórida), também convidou os três principais candidatos republicanos à presidência, que se recusaram a participar do evento.

Diante de uma platéia de mil pessoas, Hillary participou de uma sessão de perguntas e respostas nas quais a reforma migratória foi um dos temas principais. A senadora de Nova York indicou não descartar que elementos da reforma sejam aprovados, um a um, em diferentes leis, dentre as quais citou o projeto chamado Dream Act.

A medida, incluída como uma emenda no projeto de lei de fundos para a Defesa (pendente de aprovação no Senado), pretende facilitar o acesso aos estudos universitários dos imigrantes ilegais trazidos aos Estados Unidos quando eram crianças.

Hillary ressaltou que é favorável a uma lei de reforma migratória que proporcione uma via para a legalização dos cerca de 12 milhões de imigrantes ilegais que vivem no país.

A senadora é uma das favoritas para conseguir a candidatura democrata nas eleições presidenciais de 2008 e falou dentro do fórum Latinas Brunch. O senador Barack Obama, principal rival de Clinton na preferência dos democratas, falou à tarde no Fórum do Povo, que também faz parte da conferência.

O Partido Republicano será representado no evento pelo governador da Flórida, Charlie Crist, pelo prefeito de Miami, Manny Díaz, e pelos congressistas Lincoln Díaz-Balart e Ileana Ros-Lehtinen.

Participação

A presença de políticos dos dois partidos faz parte da estratégia da organização para estimular a participação dos latinos, a minoria com maior crescimento nos Estados Unidos, na vida política do país.

A presidente da organização, Janet Murguia, disse em entrevista coletiva concedida nesta semana, em Miami, que “chegou a hora da comunidade se envolver de maneira mais profunda na participação cidadã `…` para mostrar sua força política nas próximas eleições”. “A comunidade hispânica marcará uma grande diferença nas eleições do próximo ano, em particular no Estado da Flórida”, ressaltou Murguia.

A conferência também inclui oficinas para a mobilização dos eleitores e um esforço para a naturalização e registro dos hispânicos com direito ao voto.

O crescimento da comunidade hispânica nos Estados Unidos, que, segundo cálculos, é composta por 44,3 milhões de pessoas, fez com que os candidatos às eleições presidenciais do próximo ano dessem mais importância a este setor da população.

Além do comparecimento de Clinton e Obama, a grande maioria dos demais aspirantes faz, ou tenta fazer, versões em espanhol de suas mensagens de campanha, com menor ou maior sucesso.

Republicanos

O pré-candidato republicano Mitt Romney, um dos que recusaram o convite da conferência, participou hoje de um café-da-manhã de oração na convenção anual da Assembléia Nacional Hispana Republicana, em Washington.

Romney, ex-governador de Massachusetts, destacou os valores familiares e religiosos da comunidade latina. “Se quisermos nomear pessoas que trabalham duro, procuram uma educação, amam Deus e suas famílias e valorizam a liberdade, esses são os hispânicos americanos”, declarou o político.

Segundo Romney, a política migratória dos EUA deveria abrir as portas para pessoas “que chegam com esse tipo de valores”.

Na semana passada, o ex-governador havia adotado uma posição mais dura com relação à imigração ilegal, e chegou a lembrar que, durante seu mandato à frente de Massachusetts, deu poderes à polícia do Estado para que zelasse pelo cumprimento das leis migratórias.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo