Histórico

Preço da gasolina dos EUA já afeta venda de carros

Especialistas divergem em previsões e alta prejudica economia

A disparada no preço da gasolina nos Estados Unidos, que já se aproxima dos quatro dólares o galão na média nacional, freou a crescente venda de veículos no país. Para o ecomista da Associação Nacional dos Revendedores de Automóveis (NADA, na sigla em inglês), Paul Taylor, cada 10 centavos de acréscimo afeta a escolha de compra de um carro, principalmente aqueles equipados com um motor de cilindrada alta.

“Já está afetando a economia e poderá gerar danos bem maiores se o preço passar dos quatro dólares por galão”, afirmou Taylor, lembrando que em 2008 os consumidores mudaram os hábitos quando a gasolina passou dos 3.50 dólares por galão. Ele ressaltou que com o combustível custando 2.71 dólares em média, como há cerca de um ano, as vendas de veículos aumentaram em 28%.

Mas o preço da gasolina também é motivo de discórdia entre especialistas. Enquanto o Departamento de Energia mantém sua previsão de que o preço médio do combustível no país ficará na média de 3.17 dólares por galão e 3.29 por galão em 2012, há quem não demonstra tanto otimismo. John Hofmeister, ex-presidente da Shell Oil, disse que o preço vai encostar em cinco dólares por galão até o final de 2012. O tempo vai dizer quem está certo.

Mas mesmo com o custo do combustível acima dos padrões normais para os EUA, aqui se paga bem menos do que na Europa ou no Brasil. Como o litro da gasolina custa cerca de 2,50 reais no nosso país natal, isso equivale a 5.69 dólares por galão.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo