Primeiros brasileiros removidos dos EUA começam a chegar no México

Desorientados, alguns dizem que não sabem porque foram deportados para o México em vez do Brasil

0
2470
Nova determinação do departamento of Homeland Security inclui brasileiros na lista de estrangeiros devolvidos ao México

Na quarta-feira, o governo pôs em prática uma nova política imigratória com relação a imigrantes brasileiros capturados na travessia da fronteira com o México. Em vez de aguardarem uma deportação para o Brasil, agora os cidadãos do país sul-americano são devolvidos para o México até que seu pedido de asilo seja avaliado, segundo uma nova ordem do DHS (Department of Homeland Security).

Os primeiros brasileiros removidos começaram a chegar ao México na quarta-feira (29). “Não entendo porque estou aqui”, disse a brasileira Tania Costa a uma reportagem da agência de notícias Reuters publicada nesta sexta (31). “Não falo espanhol e não sei como me comunicar com as autoridades mexicanas. Por que me mandaram para o México, e não para o Brasil?”

A brasileira contou à Reuters que as autoridades americanas não lhe disseram que ela seria mandada para o México.

Segundo Enrique Valenzuela, líder dos serviços de proteção civil no estado de Chihuahua, dez cidadãos brasileiros chegaram ao México removidos dos EUA pelo programa MPP na quarta-feira. Entre eles estava Tania Costa e sua filha de seis anos, ouvida pela Reuters. Elas vieram de Belo Horizonte, Minas Gerais, para tentar a sorte na fronteira. “Ouvi falar que algumas pessoas conseguiram e também tentei”, disse Tania a mineira.