Histórico

Programa do governo incentiva compra de veículo novo

Objetivo é vender um milhão de carros em um ano

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e os líderes democratas do Congresso alcançaram um acordo sobre um projeto de lei para incentivar a venda de veículos, que sofreu a pior queda em cerca de 30 anos. O programa foi uma vitória dos parlamentares de estados com forte indústria automobilística, principalmente Michigan, com o objetivo de otimizar a venda de veículos. A idéia tem também um fundo ecológico, pois os consumidores receberão bônus na troca de carros velho por automóveis mais econômicos e menos poluentes.
A lei, denominada “dinheiro por ferro-velho” (ou ‘cash for clunkers’, no inglês) autoriza um plano de um ano no qual os consumidores receberiam oferta de bônus de até US$ 4.500 para que vendessem seus veículos usados, que consomem muito combustível, e comprem modelos mais eficazes. A meta é incentivar a compra de um milhão de veículos novos nos próximos 12 meses.
O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse que o presidente discutiu os detalhes do projeto de lei com os democratas da Comissão de Energia e Comércio da Câmara de Representantes em uma reunião na Casa Branca. Obama parabenizou os legisladores por “agilizar um plano que ajudará a indústria automobilística americana e fornecerá aos americanos automóveis mais ecológicos”. A Casa Branca apoia o plano, que deve ser aprovado pelas duas Câmaras do Congresso, porque ajudaria a aumentar as vendas de carros novos e eliminaria das estradas os modelos antigos que contribuem à poluição do meio ambiente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo