Estados Unidos Geral Imigração Manchete

Projeto de Biden prevê cidadania em oito anos para imigrantes

Presidente-eleito deve enviar projeto de reforma imigratória ao Congresso no primeiro dia do seu mandato, abrindo o caminho da legalização para cerca de 11 milhões de pessoas

Em foto de arquivo, Lidia Cruz Grande, 21, beneficiária do DACA, em campanha pelos imigrantes na Rutgers University em Newark, março de 2018 (REUTERS – Monsy Alvarado/northjersey.com via Imagn Content Services)

O presidente-eleito Joe Biden pretende apresentar já no primeiro dia do seu governo um projeto de lei de reforma imigratória ao Congresso que proporcionará a cidadania aos cerca de 11 milhões de imigrantes sem documentos nos Estados Unidos, informou a agência de notícias Associated Press.

De acordo com a proposta, os imigrantes que estiverem irregulares nos Estados Unidos antes do dia 1 de janeiro de 2021 terão um caminho de cinco anos para obterem a permanência residente (green card), caso tenham bons antecedentes, paguem impostos e preencham outros requisitos básicos. Passados os cinco anos, poderão requerer a cidadania, se preencherem novos requisitos para tal.

Para os atualmente protegidos pelo Deferred Act for Children Arrival (DACA), imigrantes que chegaram ainda crianças aos EUA, o processo será ainda mais rápido. De acordo com o projeto, eles poderão requisitar a residência permanente imediatamente, caso estejam estudando, trabalhando e preencham outros requesitos.

O projeto é uma promessa de campanha de Biden, que pretende ainda reverter imediatamente a dura legislação imposta aos imigrantes irregulares pelo governo Trump.

Especialistas avaliam que a passagem do projeto pelo Congresso não será fácil, por não conter medidas para um controle mais eficaz das fronteiras, defendidas pelos Republicanos. Mas os Democratas têm agora uma estreita maioria nas duas casas do Congresso (Câmara e Senado), o que poderia facilitar a aprovação.

Lidia Cruz Grande, 21, a DACA recipient, attended a rally at Rutgers University in Newark in March 2018 in support of Dreamers.ghows-TH-200619624-8d175f82.jpg

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo