Histórico

Proprietários recebem até $125,000 por abusos de foreclosure

Muita gente pode qualificar-se para receber algum tipo de compensação financeira

COM COLABORAÇÃO DA CNN MONEY – Os proprietários que foram vítimas de abusos de foreclosure durante os anos de 2009 e 2010 podem receber mais de $125,000 dos emprestadores como parte da Revisão Independente de Foreclosure que está sendo supervisionada por dois órgãos do governo.

O Gabinete do Controlador da Moeda (OCC, na sigla em inglês) e o Federal Reserve expuseram o quadro no qual os mutuários vão receber uma compensação por uma grande variedade de abusos e erros nos foreclosures que ocorreram por causa da chamada assinatura robô.

Como parte de uma ação de execução destes órgãos em abril deste ano, 14 empresas de de financiamento imobiliário, entre elas Bank of America (BAC, Fortune 500), Chase (JPM, Fortune 500), Citibank (C, Fortune 500), HSBC (HBC), MetLife Bank (MET, Fortune 500), PNC Mortgage (PNC, Fortune 500) e Wells Fargo (WFC, Fortune 500), concordaram em contratar consultores independentes para investigar abusos nos foreclosures e compensar aqueles que sofreram prejuízo financeiro.

A revisão é separada do acordo de $26 bilhões de abusos de foreclosure fechado entre os cinco maiores emprestadores da nação e os secretários de Justiça de 49 estados e do Distrito de Columbia. Neste acordo, os bancos prometeram reduzir o principal sobre empréstimos efetuado por proprietários inadimplentes, refinanciar algumas hipotecas a taxas de juros mais baixas e compensar aqueles que perderam suas casas devido a práticas inadequadas de foreclosure.

A Revisão Independente de Foreclosure, que está sendo conduzida a nível federal, tem atraído muito pouca atenção. Até agora, apenas uma parcela dos 4,4 milhões dos tomadores de empréstimos potencialmente elegíveis para a revisão responderam às cartas de solicitação enviadas pelos bancos informando-os de que são eligíveis para uma revisão por um consultor independente e podem ser compensados. Até 31 de maio, apenas cerca de 340,000 casos foram marcados para revisão, de acordo com um relatório progressivo divulgado na semana passada pelo Fed e pelo OCC.

Em função disto, o prazo para reclamação foi estendido até o próximo dia 30 de setembro.

A revisão de foreclosure compensa os tomadores de empréstimos por terem sido cobradas por taxas inadequadas ou por terem sido colocados em foreclose de maneira equivocada. O guia de compensação divulgado na semana passada prevê vários aspectos, de acordo com Bryan Hubbard, porta-voz do OCC.

“Queremos nos certificar de que as similaridades situadas entre os tomadores de empréstimos são tratadas consistentemente por todos os 14 emprestadores e aqueles potenciais solicitantes tenham melhor compreensão dos benefícios do programa”, disse.

Abaixo alguns guias dos órgãos expostos:
Membros das Forças Armadas americanas que perderam suas casas enquanto estavam servindo o país serão beneficiados.

Consertando os foreclosures da famílias da Flórida
Tomadores de empréstimo que foram colocados em foreclosure embora ainda não estivessem com as prestações atrasadas: Estes serão compensados como os membros das Forças Armadas — $15,000 se forem capazes de pegar de volta suas casas e $125,000, mais equity, se perderam suas casas. Além disto, se um foreclosure foi cancelado antes de ter sido completado, os tomadores de empréstimos são elegíveis para o pagamento de $5,000.

Tomadores de empréstimos que foram à foreclosure devido a erros antes ou durante as modificações que estavam sendo avaliadas: Alguns tomadores de empréstimos que receberam propostas de modificações de hipoteca através do período de avaliação. Durante este tempo, eles tiveram de fazer pagamentos regulares como se a modificação já estivesse completa.

Se um emprestador entrou com pedido de foreclose do tomador de empréstimo depois dele ter complatado com sucesso a modificação ou enquanto estavam no meio do processo de avaliação, receberá o valor do equity de sua casa na época do foreclosure, mais $125,000. Se for capaz de reaver sua casa, receberá $15,000.

Se o foreclosure foi interrompido, os emprestadores devem completar a modificação permanente e pagar $5,000 aos tomadores de empréstimo. Se o emprestador não puder providenciar mortgages modificadas, a compensação sobe para $35,000.

Erros de outros problemas com solicitações de modificação de empréstimos: Se um emprestador negou erradamente uma solicitação de modificação, falhou em acompanhar uma solicitação ou pediu ao tomador de empréstimo para submeter uma solicitação de modificação como exigido sob o Programa de Modificação para Casa Acessível, ou não processou o pedido com a rapidez requerida, então tomador de empréstimo pode receber uma compensação.

A compensação varia do excesso de juros pago como resultado da morosidade em gerenciar o processo até $15,000, mais o equity da casa, se os erros na solicitação resultaram em um foreclosure.

Outros erros e abusos: Compensação por erros, como usar as taxas de juros erradas sobre pedidos aprovados ou iniciar foreclosures enquanto os tomadores de empréstimos estavam protegidos sob as leis de bancarrota, serão determinadas com base em cada caso.

Os advogados dos consumidores reclamam que o acordo faz muito pouco para poucos. Bruce Marks, chefe da ONG Corporação de Assistência à Vizinhança da América, disse que apenas uma pequena parcela dos tomadores de empréstimos receberá os $125,000, enquanto alguns outros que perderam suas casas terão menos de $15,000. Este gruupo maior era de tomadores de empréstimos que precisavam modificar seus mortgages mas cujos pedidos foram rejeitados erroneamente por uma razão ou outra – e terminaram perdendo suas casas.

Para mais informações sobre os formulários e para uma lista completa de emprestadores de mortgage envolvidos na Revisão Independente de Foreclosure, acesse o website montado pelos emprestadores ou o website do Federal Reserve.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo