Histórico

Quase 10% da população brasileira vive em condição de pobreza

Miséria absoluta atinge mais de 16 milhões de pessoas no país

Mais de 16 milhões de brasileiros “o equivalente a 8,5% da população” vivem em situação de extrema pobreza. O índice foi divulgado pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) e vai servir de ponto de partida para o programa ‘Brasil sem Miséria”, que será lançado pelo governo federal nas próximas semanas. O objetivo da iniciativa é garantir a esta parcela do povo o acesso a serviços públicos e, é claro, distribuir melhor a renda num país em que 2% dos seus habitantes detêm 70% da renda nacional.

Segundo a ministra de Desenvolvimento e Combate à Fome, Tereza Campello, quase cinco milhões de brasileiros têm renda nominal mensal domiciliar igual a zero. Outros dados que chamam a atenção na pesquisa é que a maioria das pessoas enquadradas na situação de miséria absoluta é composta por negros ou pardos e vive no nordeste do país. “O estudo vai ajudar a direcionar as ações do novo programa e acredito que o governo será capaz de erradicar quase que por completo a extrema pobreza nos próximos quatro anos”, disse a ministra.

Para demilitar os brasileiros que vivem em condição de extrema pobreza, o governo utilizou dados preliminares do Censo Demográfico de 2010: a condição foi estabelecida para quem vive em lares com renda inferior a 70 reais, sem acesso à distribuição de água ou serviço de esgoto ou elétrico e presença de analfabetos na residência. O índice de pobreza no país é equivalente a alguns países da África e da América Central.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo