Histórico

Redes sociais: vantagens e desvantagens

Está mais do que na hora de se criar um manual de comportamento para os usuários de redes sociais

Por: Jehozadak Pereira

Rafael têm muitos amigos e amigas no seu perfil no Facebook. Outro dia na balada foi ignorado por um deles e ficou revoltado pois fora adicionado e frequentemente o seu ‘amigo’ postava-lhe mensagens e curtia as suas fotos e atividades. Conversando com a sua namorada deu-se conta de que não era o único naquela situação, pois com ela acontecia a mesma coisa, inclusive com colegas de sala de aula na faculdade, ou seja, eles eram ao mesmo tempo amigos e desconhecidos de gente com quem compartilhavam todas as coisas.
A partir daquele dia resolveram que as coisas seriam diferentes e somente teriam como amigos aqueles com quem realmente tivessem afinidades e começaram uma limpeza que durou dias até que ficassem somente amigos e parentes. Tornou-se um hábito das pessoas adicionar qualquer um que lhes peça para ser adicionado e às vezes não nos damos conta de que sequer sabemos quem são ou o que representam de fato, diz Rafael.

Com a febre do Facebook que originariamente nasceu para ser um polo de integração dos alunos de Harvard, milhares de pessoas abandonaram os seus perfis no Orkut e uma nova onda aconteceu, pois as redes sociais servem para que as pessoas possam ver e ser vistas independentemente do lugar onde estejam. Também se tornou um método para reencontrar velhas amizades, parentes e sobretudo para interagir com novas pessoas.

Porém, o que deveria ser uma diversão acaba por se tornar uma fonte de preocupação e stress, pois como não há um manual de etiqueta de como se comportar as pessoas não sabem como agir diante de algumas situações que às vezes tendem a se tornar embaraçosas e preocupantes. Na maioria das vezes, as pessoas estão ou são solitárias e não têm paciência para cultivar amizades duradouras e é aí que entram as redes sociais.

Em 2009, Eudes Souza, que morava em Boston, Massachusetts, aplicou via MSN Messenger um golpe numa brasileira que mora em New Jersey. Adicionada no MSN por Eudes, a mulher não se deu conta de que estava caindo numa armadilha e perdeu aproximadamente US$ 6 mil parte em dinheiro e parte numa dívida do cartão de crédito. Além disto, seu irmão perdeu no Brasil outros US$ 6 mil, já que Eudes afirmava ter um esquema que facilitava a retirada de vistos de trabalho nos EUA. Uma queixa foi prestada numa delegacia de polícia em Governador Valadares e Eudes sequer foi ouvido pela justiça, já que o inquérito policial não deu em nada, ficando a frustração da brasileira que acreditou que Eudes ou ‘Paulo’, como ele se apresentava, estava apaixonado por ela.

Na semana passada, uma discussão sobre como agir no caso de encontrar uma pessoa a quem havia excluído do perfil no Facebook. Cumprimentar ou não? Eu cumprimentaria a todos como sinal de civilidade e boa educação. Manter alguém no Facebook é decisão que não pode abranger a todos os que conhecemos. Cumprimente sim, é mais elegante. Acho que há relacionamentos que não cabem num social network, mas como tudo é relativamente novo, vamos descobrindo à medida que erramos, disse uma das debatedoras.

Lara nome fictício se deu mal no ano passado por causa de umas fotos que postou no Facebook. Há 12 anos nos EUA e morando na região de New York, Lara fez de brincadeira umas fotos sensuais com um fotógrafo que é seu amigo no final de 2010. Formada na universidade se candidatou a uma vaga num dos mais respeitados escritórios de advocacia na cidade e ficou com o emprego.

Um mês depois foi dispensada por causa das fotos postadas no Facebook e que haviam sido descobertas por investigadores contratados pelo escritório para levantar a vida pregressa dos recém-contratados. De nada adiantou os seus argumentos. Disse a eles que as fotos eram uma mera brincadeira e que não via maldade alguma nelas, já que estavam abertas para o meu círculo de amizade. Até hoje penso que quem descobriu foi uma determinada pessoa que me adicionou e que jamais conheci ou sabia quem era, só sei que depois disto só adiciono quem realmente eu conheço e aprendi uma dura lição de que o meu futuro pode ser comprometido por causa de algumas fotos.
Fotos, que tirei imediatamente do meu perfil, hoje tenho 50 e poucas pessoas como amigos, mas tenho a certeza de que são realmente meus amigos, disse.

Dicas para se dar bem

  • Se tiver dúvidas sobre quem está te adicionando, não aceite
  • Se tiver dúvidas acerca daquela pessoa que você não conhece e que te adicionou, delete-o
  • Jamais justifique ter excluído, bloqueado ou não aceitado uma amizade
  • Elabore listas específicas e coloque nelas as pessoas conforme seu critério
  • O Facebook permite que sejam bloqueadas suas informações, fotos e postagens
  • Jamais coloque em redes sociais informações pessoais como data de nascimento, número de documentos, endereços, relações familiares, trabalho e telefones
  • Se for colocar fotos de carros e motocicletas, omita as placas
  • Compartilhe somente informações com quem você confia de fato
  • Não exponha sua intimidade de modo algum
  • Não xingue e nem destrate ninguém
  • Respeite para ser respeitado
  • Não poste spam ou propaganda do seu negócio ou profissão
  • Não envie mensagens não solicitadas
  • Não clique em links que te enviam. Você pode estar caindo numa armadilha
  • Cuidado com as correntes e mensagens de cunho religioso ou político
  • E cansou, delete o seu perfil nas redes sociais
  • Não poste e nem escreva nada do qual possa se arrepender mais tarde
  • Lembre-se que por mais restrito que esteja o seu perfil, as redes sociais são sim um livro aberto…
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo