Histórico

Reforma da imigração ganha apoio de peso

Prefeito de New York, Michael Bloomberg, quer aliança para garantir legalização dos indocumentados

Mais um político influente manifestou-se favoravelmente à reforma imigratória. Desta vez foi o prefeito de New York, Michael Bloomberg, que ao dar início ao seu terceiro mandato à frente da cidade mais importante do mundo pediu mudanças na lei para viabilizar a legalização dos indocumentados. “Defendo estes princípios com força, até porque nenhum outro lugar do mundo se beneficiou tanto da mão-de-obra e dos ideais dos imigrantes quanto New York”, disse o prefeito.

Diante de milhares de pessoas, Bloomberg comunicou que integrará uma aliança de prefeitos do país em apoio à reforma migratória do presidente dos EUA, Barack Obama, e que deve, segundo explicou, honrar a história. Ele é dono de uma fortuna pessoal estimada em mais de 20 bilhões de dólares e foi eleito para o cargo como um candidato democrata, foi reeleito em 2005 como republicano e em 2008 decidiu se tornar independente.

Esta não será a primeira vez que Bloomberg mobilizará lideranças em torno de um propósito: há alguns anos ele chamou a atenção nacional quando reuniu 500 prefeitos numa campanha contra as armas ilegais. Com relação à reforma imigratória, ele acredita que os Estados Unidos “cometerão um suicídio” se não legalizarem os indocumentados. A expectativa é que ainda em janeiro o senador Charlie Schummer, democrata que representa o estado de Bloomberg, apresente uma proposta ao Congresso sobre o assunto.
O prefeito de New York é uma pessoa influente. Ele convenceu o Conselho Municipal de que seria o nome certo para uma nova gestão e conseguiu a mudança na legislação, que proibia mais de dois mandatos consecutivos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo