Partido de oposição tem vantagem de 50 mil votos sobre democratas
Pesquisas mostram que quase 500 mil eleitores da Flórida já compareceram às urnas na votação antecipada e, pelo menos até agora, a vantagem é republicana. De acordo com o jornal Sun Sentinel, o partido de oposição ao presidente Barack Obama conquistou cerca de 50 mil votos a mais do que os democratas, exatamente com um discurso de mudança: mais empregos e mais investimentos para o Estado.
O maior beneficiado neste cenário é, sem dúvida, o candidato ao governo Rick Scott. Ele, que gastou mais de cinco milhões de dólares na sua campanha ‘virtual’ (telefonemas e emails), tem conseguido despertar o eleitor que normalmente vota pelo correio, antes do dia da eleição (Ellection Day). Este fim de semana, ele pretende completar o seu giro pelo Estado, apresentando suas propostas.
Por outro lado, a candidata Alex Sink conta com o voto dos eleitores imigrantes. Para se tornar a primeira mulher a governar a Flórida ela adotou um discurso que se opõe às promessas de campanha de Scott, inclusive em relação a uma maior repressão aos indocumentados. Por isso, já recebeu o apoio de vários brasileiros, que têm realizado reuniões e enviando panfletos para incentivar os membros da comunidade que tem direito a voto. Não queremos uma lei semelhante à do Arizona em nossa região. Melhor do que reclamar dos problemas sofridos pelos imigrantes é apoiar uma candidata que pode nos beneficiar, acredita Darren Covar.
Na disputa pela vaga no Senado pela Flórida, o republicano Marco Rubio está na frente, mas o independente Charlie Crist e o democrata Kendrick Meek ainda acreditam na virada.