Histórico

‘Resto do mundo’ torce por Obama, mostra pesquisa

No Brasil, 51% das pessoas gostariam de ver o candidato democrata na presidência dos EUA

Se o mundo votasse na eleição presidencial norte-americana, o democrata Barack Obama já estaria praticamente eleito, em vez de estar virtualmente empatado com o republicano John McCain, segundo pesquisa divulgada pela emissora pública britânica BBC. Em todos os outros 22 países incluídos na pesquisa, Obama é o candidato preferido, e em 17 deles há expectativa de melhoria nas relações dos EUA com o mundo em caso de vitória do senador.
Mais de 22 mil pessoas foram ouvidas pelo instituto GlobeScan em países de diversos continentes, inclusive o Brasil. Na média, Obama teve 49 por cento de apoio, contra 12 por cento para McCain, e 40 por cento não souberam responder. A margem em favor do democrata variou de 9 pontos percentuais na Índia a 82 por cento no Quênia, terra do pai do candidato. “Um grande número de pessoas no mundo claramente gosta do que Barack Obama representa”, disse Doug Miller, presidente da GlobeScan. A imagem negativa da América faz com que o candidato do partido do atual presidente não tenha muita aceitação.
Nos EUA, três pesquisas feitas desde o final da convenção republicana, na semana passada, mostram McCain entre 1 e 4 pontos percentuais à frente, dentro da margem de erro. Em outras duas, há empate total. Mas em vários países da Otan há um forte otimismo com a política externa do eventual governo Obama, como Canadá (69% de expectativa positiva), França (62), Alemanha (61), Grã-Bretanha (54) e Itália (64). Esse sentimento é visto também na Austrália (62 por cento), Quênia (87 por cento) e Nigéria (71 por cento). No Brasil, Obama receberia o apoio de 51% da população.
As 23.531 entrevistas foram feitas pessoalmente ou por telefone entre julho e agosto nos seguintes países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Cingapura, Egito, Emirados Árabes, Estados Unidos, França, Filipinas, Grã-Bretanha, Índia, Indonésia, Itália, Líbano, México, Nigéria, Panamá, Polônia, Quênia, Rússia e Turquia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo