Histórico

Sai a lista dos eleitos para o CRBE

Eduardo Gradilone, Subsecretário-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, fez o anúncio direto do Itamaraty. Silair Almeida (titular) e Adriana Sabino (suplente) estão na lista

O Embaixador Eduardo Gradilone, Subsecretário-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, divulgou, em entrevista coletiva, a relação dos integrantes do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior, órgão consultivo que vai atuar como interlocutor entre o governo federal e os cerca de três milhões de conterrâneos que vivem fora do Brasil. Na região da América do Norte/Caribe, os escolhidos como titulares são Fausto Rocha (Massachusetts), Silair Almeida (Flórida), Ester Sanchez (Massachusetts) e Rooney Oliveira (Flórida).

O pleito foi realizado entre os dias 1º e 9 de novembro e cerca de 18.500 pessoas (votos válidos) participaram do processo em todo o mundo, um número considerado “expressivo e acima do esperado” pelo Embaixador. “Foi o primeiro processo de consulta e as comunidades demonstraram muito interesse. A participação maciça nos surpreendeu positivamente”, disse Gradilone. Os eleitores apontaram sua preferência via Internet, dentre os 298 candidatos – 50 deles aqui na região da América do Norte/Caribe. Os eleitos, como ressaltou Gradilone, são “lideranças comunitárias que realizam trabalhos destacados em suas comunidades”.

Antes da divulgação dos resultados, a Comissão Eleitoral se reuniu para verificar as condições de segurança do sistema de votação. Nos últimos dias, o Itamaraty recebeu várias denúncias de fraude, vindas de vários estados americanos e de outros países, depois de boatos sobre o uso indevido de números de passaporte e de CPF para o voto em determinados candidatos. “O sistema não é tão frágil como parece. Não é perfeito, mas está baseado na confiança que temos nos brasileiros. Pode ter acontecido um problema ou outro, mas isso certamente não influiu no resultado”, afirmou Gradilone, destacando que o nível de segurança foi a maior preocupação do Itamaraty neste processo.

O Conselho será integrado por 16 brasileiros que vivem no Exterior e sua criação atende o programa de ações que o Ministério das Relações Exteriores desenvolve com o objetivo de aprimorar a assistência consular e o apoio aos emigrantes. “Este é o primeiro Conselho deste tipo no Brasil. Outros Países já têm esta representatividade, mas isso é muito novo para todos nós. Acho que a principal função deste novo grupo é ajudar o governo a organizar melhor um sistema de prestação de contas às diversas reivindicações que recebemos dos brasileiros no Exterior”, resumiu o Embaixador.

A posse do novo Conselho está marcada para o dia 3 de dezembro, no Rio de Janeiro, durante a 3ª Conferência de Brasileiros no Mundo, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A seguir, a lista completa dos eleitos:

MEMBROS TITULARES (em ordem de votação)

I – Região Américas do Sul e Central:

1. Marilene Sguarizi (“Advogada Sguarizi”, Paraguai)
2. Romildo Antônio de Souza (“Romildo Maia”, Paraguai);
3. José Paulo Ribeiro (Suriname);
4. Ari Sordi (“Padre Ari”, Paraguai).

II – Região América do Norte e Caribe:

1. Fausto Mendes da Rocha (EUA);
2. Silair de Almeida (EUA);
3. Ester Sanchez-Naek (EUA);
4. Ronney Roger Molinari Oliveira (EUA).

III – Região Europa:

1. Laércio Ribeiro da Silva (“Laércio da ABRAS”, Reino Unido);
2. Mônica da Cunha Cruz Pereira (Bélgica);
3. Carlos Mellinger (Reino Unido);
4. Flávio Carvalho (Espanha).

IV – Região Ásia, África, Oriente Médio e Oceania:

1. Siham Hussein Harati (Líbano);
2. Ângelo Akimitsu Ishi (Japão);
3. Carlos Sussumo Shinoda (Japão);
4. Newton Takahiro Sonoki (“Sonoki”, Japão).

MEMBROS SUPLENTES (em ordem de votação)

I – Região Américas do Sul e Central:

1. Severino Cunha Farias (“Professor Severino”, Uruguai);
2. Carla Maria Bahia Brito (“Carla Bahia”, Argentina);
3. Maria Helena Repoles Passos (Equador);
4. Gedeão Marques Reis (“Pastor Gedeão”, Guiana Francesa).

II – Região América do Norte e Caribe:

1. Adriana Riquet Sabino (EUA);
2. Gimiano Jorge Costa (“Jorge Costa”, EUA);
3. Sérgio Vianna Melo (EUA);
4. Walter Mourisso (EUA).

III – Região Europa:

1. Rui Pereira Martins (Suíça);
2. Else Ribeiro Pires Vieira (Reino Unido);
3. Ticiana César de Noronha (“Dra Ticiana”, Bélgica);
4. Hilton Boechat Júnior (Espanha).

IV – Região Ásia, África, Oriente Médio e Oceania:

1. Khaled Hamad Haymour (Líbano);
2. Roberto Khatlab (Líbano);
3. Sandra Mieko Kudeken (“Professora Sandra”, Japão);
4. Wilson Hayashida (Japão).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo