Histórico

Senado e Câmara harmonizam conteúdo do plano de estímulo econômico

Parlamentares acreditam que pacote de 789 bilhões deve gerar 3,5 milhões de empregos

Pelo menos na visão do democrata Harry Reid, líder da maioria no Senado, o acordo entre os deputados e senadores pela harmonização do pacote de estímulo econômico já foi alcançado. O parlamentar assegurou que as arestas foram aparadas e as diferenças sublimadas, “depois de que cada lado cedeu um pouco”, para que o texto final seja agora devolvido ao presidente Barack Obama, para sanção. Reid explicou que o valor definido do plano ficou em 789 milhões e deve gerar 3,5 milhões de novos empregos.
“No final das contas, o pacote vai ajudar a criar mais empregos do que o projeto do Senado pretendia, com menos dinheiro do que a Câmara de Representantes imaginou”, resumiu o líder da maioria. Nesse sentido, ele elogiou a atuação da presidente do Congresso americano, a também democrata Nancy Pelosi, que coordenou os debates. As negociações foram conduzidas durante todo a quarta-feira, em Washington DC.
O pacote prevê ajuda às vítimas da recessão através de benefícios para os desempregados, cobertura médica e subsídios alimentares, além de socorro aos estados, que têm feito cortes significativos em seus orçamentos. O texto final preserva também a promessa feita por Obama durante a campanha presidencial, de corte nos impostos, especialmente para pessoas das classes média e baixa.
O acordo só não foi anunciado com mais ênfase devido à ausência de Pelosi na coletiva de imprensa: ela não apareceu, gerando boatos de que estaria descontente com o resultado final do projeto ou mesmo porque ainda há pontos a serem discutidos. Um deles diz respeito à modernização das escolas públicas, que é uma de suas bandeiras. Além disso, o horário para votação final nas duas casas. Especialistas acreditam que isso deverá ocorrer ainda nesta quinta-feira, antes do feriado da semana que vem (President’s Day).
Veja mais detalhes sobre o plano de estímulo econômico na próxima edição do AcheiUSA, que circulará nesta sexta-feira.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo