Histórico

Senado recebe quarto projeto de reforma imigratória

Líder do Senado, Harry Reid, apresenta uma proposta de legalizição similar ao projeto aprovado pelo Senado em 2006

Da redação
Uma semana depois de criticar o projeto de reforma imigratória, apresentado pela Casa Branca, o líder do Senado Harry Reid (D-Nevada) apresentou ontem, no Senado, uma quarta proposta de legalização para os imigrantes. O projeto é similar ao que foi aprovado pelo Senado em 2006.
O projeto de Reid divide os imigrantes em três grupos:
Os que estão no país há mais de 2 anos, os que estão entre 2 e 5 anos e os que chegaram há menos de dois anos.
O primeiro grupo poderia solicitar uma residência temporária por 6 anos, e após esse prazo receber a residência permanente. Os imigrantes do segundo grpo teriam que ir a um posto fronteiriço e classificar-se para um trabalho temporário, com duração de cinco anos. Os indocumentados do terceiro grupo teriam que deixar o país. Os imigrantes de qualquer dos dois primeiros grupos que tenham histórico criminal com um delito grave, ou três delitos pequenos, não poderiam se legalizar de acordo com a lei de Reid.
A proposta ainda pede aumento de vigilância na fronteira, com reforço da Guarda Nacional; reconhecimento do inglês como língua oficial do país; multa de até 20 mil dólares para quem contratar ilegal e multa e 3 anos de prisão para empregadores reincidentes; e a criação de um sistema de consulta de estado imigratório para que os empregadores sejam obrigados a verificarem o estado imigratório do empregado, antes da contratação. Para se legalizar o imigrante teria também que pagar 2 mil dólares de multa, e multa adicional de 500 dólares.
A votação dos projetos está prevista para ser iniciada no próximo dia 14, mas desde terça-feira alguns senadores já estão discursando sobre o tema.

Matérias relacionadas
Senado americano tenta alcançar acordo sobre reforma migratória
Detenções de imigrantes ilegais na fronteira México-EUA caem 30%

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo