Histórico

Será que já somos sete bilhões no mundo?

Censos em 156 países vão recontar população na Terra

A população mundial está beirando os sete bilhões. Pelo menos é isso que estima a Divisão de População das Nações Unidas. Para confirmar o cálculo, 156 países vão concluir nos próximos dois anos os seus censos, que no final do 2012 servirá como uma recontagem do número de habitantes da Terra. Em 2000, éramos 6,115 bilhões e até 2050, podemos passar de 10 bilhões no Planeta, mantendo-se a atual taxa de fecundidade e mortalidade.

No Brasil, o ponto de partida do censo demográfico é o próximo dia 1 de agosto, quando 190 mil recenseadores e 32 mil supervisores começam a redescobrir o país. Enquanto conta cada um dos brasileiros, o país estará vivendo um momento único. Pelos cálculos do estatístico Eustáquio Diniz, professor titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, do IBGE, essa situação – uma grande parte da população apta para trabalhar – se manterá até 2050, quando o número de dependentes começa a crescer. Este ano, 67,6% da população brasileira estão entre 15 e 65 anos. “No início dos anos 70, um brasileiro trabalhava para sustentar mais uma pessoa. Hoje, essa razão caiu para meia pessoa”, disse o especialista.

Nos Estados Unidos, o processo de contagem já está na sua fase final. A maior preocupação do governo americano é com a participação da comunidade imigrante, em especial os latinos, considerados a minoria mais numerosa do país – o temor é que muitos indocumentados possam ter evitado o recenseamento nacional.

A iniciativa do censo na maior potência mundial custou aos cofres públicos mais de 14 bilhões de dólares e pode ser que o mapeamento da população local seja fora da realidade: Uma pesquisa do Pew Research Center mostrou que um terço dos latinos na América sequer ouviu falar da contagem. As estimativas apontam para a presença de cerca de 70 milhões de imigrantes nos Estados Unidos.

Já na Indonésia, os trabalhos começaram agora, mas já há uma revelação surpreendente: Uma mulher garante ter 157 anos de idade. O nome dela é Turinah e ela, que mora em um vilarejo na ilha de Sumatra, afirma que nasceu em 1853. “Não há documentos autênticos para provar sua idade, mas, segundo suas declarações e levando em conta a idade de sua filha adotiva, de 108 anos, é difícil de duvidar”, disse Jhonny Sardjono, funcionário do escritório do censo da Indonésia. Turinah continua levando uma vida ativa e, segundo moradores locais e vizinhos, ela tem boa memória, boa visão e ouve bem.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo