Histórico

Strikers, o time de todos brasileiros na Flórida

Equipe de Fort Lauderdale representa a torcida de toda a região na segunda divisão do futebol profissional nos EUA

Antonio Tozzi

Strikers

Fort Lauderdale Strikers. Este é o nome do time de futebol que representa a torcida do sul da Flórida. A equipe é a sucessora do Miami FC, que instalou-se em Miami e chegou a contar em suas fileiras com craques como Romário e Zinho, que inclusive atuou como técnico antes de retornar ao Rio de Janeiro.

E o Fort Lauderdale Strikers tem história. E uma história que vale a pena ser lembrada. O clube herdou a base de torcedores do Miami FC, fundado em abril de 2006 e que disputou a USL até 2009. A equipe, porém, juntou-se a outras para fundar a North American Soccer League (NASL), que começou a disputar campeonatos a partir de 2010. A liga foi formada pelos times do Atlanta Silverbacks, Carolina Railhawks, Crystal Palace Baltimore, Minnesota Thunder, Montreal Impact, Tampa Bay Rowdies, Vancouver Whitecaps e uma nova equipe, St. Louis Soccer United.

Clube fundado na década de 70

O clube disputou o campeonato da NASL entre os anos de 1977 e 1983. E a equipe contou com grandes craques internacionais. O primeiro contratado do Fort Lauderdale Strikers foi o goleiro inglês Gordon Banks, que destacou-se como o melhor goleiro da liga, apesar de já estar cego de um olho.

O lendário George Best assinou com o Strikers no meio da temporada de 1978 depois de sair do Los Angeles Aztecs. Best jogou pelo clube nas temporadas de 1978 e 1979.

Em 1979, o Strikers assinou com o lendário atacante peruano Teófilo Cubillas, que jogou pelo clube até ir para Minnesota em 1983. Neste mesmo ano, o Strikers contratou também o centro-avante alemão Gerd Müller, artilheiro da Copa do Mundo de 1974. Estes craques ajudaram o Fort Lauderdale Strikers a chegar à final do campeonato da NASL em 1980, onde foram derrotados pelo New York Cosmos por 3 a 0. O adversário tinha uma equipe poderosa também com Pelé, Carlos Alberto, Giorgio Chinaglia, Franz Beckenbauer e outros craques.
Fast forward para novo século

A verdade é que os craques do passado, que tinha como capitão o inglês Roy Hudson, que se tornou comentarista esportivo e continua vivendo no sul da Flórida, forjaram uma marca que ainda hoje reflete-se como referência para o soccer dos Estados Unidos.

Com esse histórico, não é de se estranhar que a Traffic Sports Company, sediada no Brasil, tenha tido a ideia de resgatar o Fort Lauderdale Strikers. O estádio onde a equipe atua é o Lockhart Stadium, em Fort Lauderdale, mas os dirigentes já estão à procura de outro local para construir um novo estádio a fim de abrigar os torcedores, seguindo os padrões atuais de arena, um novo conceito que propicia conforto aos torcedores, realização de outros eventos esportivos e musicais e instalação de áreas VIPs para receber convidados e autoridades, além de comercialização de pacotes anuais.

Mas por que o time saiu de Miami e veio para Fort Lauderdale? Segundo Ken Mendonça, gerente de relações com a imprensa e comunicações, o motivo foi simples: “Público. Lá, quando jogávamos no Tropical Park, em Miami, a média de torcedores era de mil pessoas, enquanto aqui a média triplicou. Nos playoffs, chegamos a ter mais de cinco mil torcedores”, comentou. Mendonça refere-se aos playoffs de 2011, quando o Fort Lauderdale Strikers foi vice-campeão, e de 2012, quando foi eliminado na fase semifinal. Este ano, a média está acima de quatro mil espectadores por jogo, e vem crescendo.

O assessor de imprensa explica que alguns fatores contribuem para o aumento do público: “Representamos o soccer aqui no sul da Flórida e temos um vínculo muito forte com a comunidade. Para se ter uma ideia, há mais de 500 clubes de soccer na região, com mais de cem mil crianças praticando este esporte”.

De acordo com Mendonça, “a prioridade dos dirigentes é firmar a marca do Strikers na comunidade esportiva do sul da Flórida e, pelo menos por ora, não integrar a MLS”.

Legião estrangeira

Para demonstrar que o soccer é um esporte praticado por todo mundo nos mais diversos países, a comissão técnica e os jogadores vêm dos mais diversos lugares, inclusive do Brasil. O treinador de goleiros é Ricardo Lopes, natural de Petrópolis (RJ), que teve uma excelente fase no Fluminense, tendo sido tricampeão carioca e campeão brasileiro em 1984, numa equipe dirigida por Carlos Alberto Parreira, e formada por craques como Romerito, Branco, Washington e Assis. Ele também atuou pelo Náutico do Recife, antes de vir para cá defender o Houston Sharks.

Ele integra a comissão técnica que tem no comando Daryl Shore, técnico da equipe há três anos. Natural de Elmhurst, Illinois, ele foi técnico assistente do Chicago Fire, time da Major League Soccer (MLS), tendo trabalhado inclusive com o ex-técnico da seleção nacional dos EUA, Bob Bradley. O presidente do clube é Tom Mulroy.

Completam a comissão técnica, Raoul Voss, técnico assistente de Frankfurt, Alemanha; Keith Brazendale, técnico de Condicionamento e Fortalecimento, de Aberdeen, Escócia; Joe Caroccio, de Sunrise (FL), e Jen Milos, de North Miami Beach (FL), respectivamente preparador físico e preparadora física assistente, além do médico Jan Pieter Hommen.

A equipe tem jogadores de vários países, inclusive os meio-campistas Pecka, do Rio de Janeiro, e Rubens, de São Paulo. Há ainda os colombianos Walter Restrepo, Carlos Salazar, Daniel Arcila e Manny Gonzalez; o hondurenho Iván Guerrero; o búlgaro Stefan Dimitrov; o sérvio Stefan Antonijevic; o finlandês Toni Ståhl (capitão do time); o salvadorenho Hosman Ramos; os ingleses David Foley e Mark Anderson; o portorriquenho Eduardo Jimenez; o haitiano Stephane Guillaume, o argentino Gonzalo de Mujica; o costarriquenho Andy Herron; o jamaicano Shavar Thomas, e os americanos Justin Chavez, Cody Laurendi, Scott Gordon, Mike Dietze e Darnell King.

Atualmente, o Fort Lauderdale Strikers ocupa a penúltima posição, mas os dirigentes acreditam que a equipe deve reagir no torneio, pois a competição é disputada até o mês de outubro.

Caso a equipe não corresponda, eles sempre estão buscando novos talentos. Para isto, realizam peneiras no sul da Flórida, no Brasil e na Colômbia em busca de jogadores que podem interessar ao Fort Lauderdale Strikers.

Quem é a Traffic Sports

A Traffic Sports é a empresa líder em marketing esportivo na América Latina, atuando nas áreas de direitos de TV e patrocínios, aquisição de passes de atletas profissionais e formação de jogadores.

A empresa criou em em 2005 o Desportivo Brasil, um clube-empresa baseado em Porto-Feliz, interior de São Paulo, que disputa campeonatos nacionais e internacionais e tem como principal objetivo desenvolver e revelar jovens talentos do futebol brasileiro.

Na Europa, é dona do Estoril Praia, tradicional clube em Portugal. Em 2012, o clube foi campeão da 2ª divisão do campeonato português, subindo para a 1ª divisão. E nos Estados Unidos possui o Fort Lauderdale Strikers Football Club, o antigo Miami FC, clube criado e administrado pela Traffic, que disputa a NASL (Noth American Soccer League) nos Estados Unidos.

Além deles, a Traffic desenvolve parcerias com grandes clubes brasileiros como Palmeiras, Fluminense, Grêmio, Atlético Mineiro, Santa Cruz e Nova Iguaçu, além do Manchester United, da Inglaterra.

A empresa atua também fortemente na árrea de mídia, com a TV TEM, afiliada da Rede Globo de Televisão em São José do Rio Preto, Sorocaba, Bauru e Itapetininga; com o Diário de São Paulo, da capital, e com a rede Bom Dia em várias cidades do interior paulista; com a produtora de conteúdo TV7 VideoComunicação; com a Planmusic, e com a HDauff Empreendimentos Imobiliários.
Jogo com o Cruzeiro

O Fort Lauderdale Strikers enfrentará o Cruzeiro Futebol Clube, de Minas Gerais, no dia 23 de junho, a partir das 6:00pm, no Lockhart Stadium. O clube estrelado trará o time completo, com os craques Dedé, Diego Souza, Dagoberto, Borges, Fábio e outros. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo telefone (954) 606-0400, ao preço de $15. Quem deixar para comprar na porta, no dia do jogo, pagará mais caro.

Aliás, quem quiser acompanhar o Fort Lauderdale Strikers também pagará ingressos a custos acessíveis, com a equipe atuando geralmente no sábado à noite. Portanto, um programa bem interessante para toda a família. Os ingressos podem ser comprados através do telefone (954) 606-0400, ao preço de $15 ou $20.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo