Histórico

Tempestade tropical na América Central já matou mais de 179 pessoas

Maioria das vítimas de Agatha estão na Guatemala, onde chuvas abriram uma cratera na capital com 30 metros de profundidade

A tempestade tropical Agatha causou estragos na América Central. Só na Guatemala, as fortes chuvas desta semana deixaram 152 mortos e 100 desaparecidos, além de terem aberto uma cratera no centro da capital (Cidade da Guatemala), com 30 metros de profundidade. O número de vítimas fatais na região já passa de 179.

Em Honduras, por exemplo, foram confirmadas as mortes de 17 pessoas e milhares foram removidas de suas casas. Em El Salvador, foram dez mortes. Mas a situação é realmente de calamidade na Guatemala, principalmente pelo transbordamento de rios, que está impedindo o trabalho de resgate.

O presidente do país, Álvaro Colom, afirmou que as chuvas provocaram muitos prejuízos à agricultura. Por conta disso, o governo guatemalteco anunciou um pedido de empréstimo de 85 milhões de dólares ao Banco Mundial para aliviar os prejuízos com a catástrofe. Os EUA doaram 113 mil dólares para gastos com suprimentos de emergência e aluguel de helicópteros, enquanto que a Comissão Europeia aprovou hoje o envio de três milhões de euros para ajuda às vítimas.

O país ainda está em alerta pela erupção do vulcão Pacaya, ocorrido na semana passada. Na Cidade da Guatemala, a tempestade provocou uma enorme cratera que engoliu um cruzamento inteiro, levando para dentro uma fábrica de roupas. O buraco tem cerca de 20 metros de largura e cerca de 30 metros de profundidade, mas as autoridades ainda não conseguiram descobrir a causa do problema.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo