Torcedores que forem ao Brasil devem ficar atentos às vacinas

0
721

“Vacinação. A tua melhor jogada!”

VacinaA Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta na quinta-feira (24) aos torcedores que viajarem ao Brasil para o Mundial de Futebol para que confiram se têm as vacinas em dia para evitar doenças infecciosas. A mensagem da OMS é divulgada por ocasião da Semana Anual da Vacinação nas Américas, que começa sábado (26) e vai até o dia 3 de maio e cuja mensagem faz alusão ao futebol: “Vacinação. A tua melhor jogada!”.

“Elegemos esse tema como uma chamada à ação para destacar a importância de estar protegido contra as doenças evitáveis mediante vacinação, em particular o sarampo e a rubéola, durante a próxima edição do Mundial de Futebol”, explicou a assessora regional do Programa de Imunização da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Alba María Ropero.

A precaução justifica-se, já que dos 32 países cujas seleções participam do Mundial de 2014, 19 notificaram casos de sarampo em 2013.
Além disso, há precedentes que lembram a necessidade de vacinação. Eventos desportivos, como os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver (Canadá) em 2010 ou o Mundial de Futebol na África do Sul, no mesmo ano, ficaram associados a grandes números de casos de sarampo no Canadá, na Argentina e no Brasil”, disse a especialista.

Em nível global, o tema da Semana Mundial da Vacinação é “Imunização para um futuro saudável. Saber, verificar, proteger”, e a OMS pretende apelar às pessoas para que saibam mais sobre quais as vacinas necessárias, verifiquem se a imunização está atualizada e procurem os serviços de vacinação para proteger toda a família.

Nessa quarta-feira (23), a organização alertou que mais de 22 milhões de crianças no mundo, cerca de uma em cada cinco, estão sem receber vacinas contra doenças básicas.