Histórico

Tragédia deve levar a uma onde de imigração haitiana

Bahamas e, principalmente, República Dominicana são os principais destinos

Para fugir da catastrófica situação deixada pelo terremoto ocorrido recentemente, vários haitianos já começaram a deixar o país em direção às ilhas mais próximas. Os destinos principais são as Bahamas e da República Dominicana, onde as autoridades admitem uma possível onda de imigrantes vindos do país mais pobre das Américas.

A opção mais próxima é a vizinha República Dominicana, mas mesmo a viagem por terra até a capital Santo Domingo pode demorar dias devido aos danos provocados pela tragédia de semana passada. Além disso, os refugiados haitianos que tentam cruzar a fronteira são barrados, a não ser que apresentassem o passaporte com o visto dominicano. Alguns deles argumentam que pretendem apenas comprar comida e conseguir usar telefones para obter notícias sobre parentes residentes em outras regiões do Haiti, mas os agentes da divisa têm sido intransigentes. __Nas Bahamas, que está apenas 113 quilômetros a noroeste do Haiti, as autoridades de imigração concentravam esforços na Ilha de Inagua, onde planejavam armar barracas e armazenar comida e água para os possíveis retirantes. O governo local suspendeu as deportações de imigrantes haitianos, inclusive de 76 que estão presos, mas argumentam que não têm condições de receber mais imigrantes.

Os Estados Unidos também suspenderam temporariamente as deportações de haitianos que vivem no país sem documentos de imigração. De acordo com funcionários do Departamento de Segurança Nacional, aqueles que deveriam ser enviados ao país caribenho permaneceram em centros de detenção de imigrantes na América.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo