Histórico

Três novos suspeitos de atentados em Boston

Dois rapazes do Casaquistão e um americano ajudaram os terroristas a se livrar das evidências e estão sendo investigados

Três novos suspeitos de atentados em Boston

DA REDAÇÃO COM AP — Três homens que frequentaram a universidade com o suspeito dos atentados contra a Maratona de Boston, Dzhokhar Tsarnaev, tiraram de seu dormitório uma mochila com fogos de artifícios vazios três dias depois das explosões para evitar que se metesse em problemas, conforme documentos judiciais.

Nos autos da corte, o FBI destacou que um deles jogou a mochila no lixo – mais tarde foi encontrada por policiais – depois que os jovens concluíram pelo noticiário que Tsarnaev era um dos atacantes.

Azamat Tazhayakov e Dias Kadyrbayev, ambos de 19 anos e originários do Casaquistão, enfrentam acusações de juntar-se para obstruir a justiça. Um terceiro homem, Robel Phillipos, também de 19 anos, é acusado de dar falso testemunho aos investigadores federais sobre ter estado no quarto de Tsarnaev.

Os três compareceram na corte na quarta-feira (1). Os estudantes do Casaquistão não pediram fiança e ficarão detidos para uma nova audiência em 14 de maio. Phillipos terá uma audiência na segunda (6).

Os três acusados entraram na Universidade de Massachusetts junto com Tsarnaev em 2011, confirma a declaração juramentada.

Nenhum dos três está acusado de participar do atentado em si. Mas em uma nota no pé nos documentos judiciais, o FBI assinalou que um mês antes das explosões Tsarnaev disse a Tazhayakov e Kadyrbayev que sabia como fabricar uma bomba.

Os advogados dos estudantes casacos disseram que seus clientes não têm nada a ver com o ataque e que ficaram tão chocados com o crime como qualquer outra pessoa. O advogado de Phillipos, Derege Demissie, declarou que “a única acusação contra ele é ter feito uma declaração falsa”.

Três pessoas morreram e mais de 260 ficaram feridas em 15 de abril, quando duas bombas explodiram perto da linha de chegada da maratona. O irmão maior do suspeito, Tamerlan Tsarnaev, morreu depois de um tiroteio com a polícia alguns dias mais tarde. Dzhokhar Tsarnaev foi capturado e está em um hospital prisão.

Tazhayakov e Kadyrbayev ficaram detidos em uma prisão por mais de uma semana por acusações de que violaram as condições de seu visto de estudantes enquanto frequentavam a Universidade de Massachusetts. Linda Cristello, a advogada de Boston que os representou na quarta-feira (1) na audiência pelo caso de imigração, confirmou anteriormente que eles enfrentavam outras acusações federais à parte.
Os familiares de Tamerlan Tsarnaev reclamarão seu corpo agora que sua esposa se comprometeu a liberá-lo, disse um tio. O corpo de Tsarnaev, que tinha 26 anos, ficou no necrotério forense em Massachusetts desde que faleceu há mais de uma semana.

A polícia disse que Tsarnaev ficou sem munição antes que seu irmão de 19 años se escondesse debaixo de um veículo. Sua causa de morte já foi determinada, mas não será revelada até que se reclamem seus restos mortais.

“É claro que os membros da família reclamarão o corpo”, disse à The Associated Press seu tio Ruslan Tsarni, de Maryland, na noite de terça-feira (30). “Faremos isto. Vamos fazer isto. Uma família é uma família”.

Não deu mais detalhes. Os pais de Tsarnaev ainda estão na Rússia, mas têm outros parentes nos Estados Unidos, incluindo Tsarni.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo