Estados Unidos Manchete

Trump demite chefe do FBI, James Comey

Chefe da polícia federal americana soube da demissão pela televisão

James Comey soube pela televisão que tinha sido demitido
James Comey soube pela televisão que tinha sido demitido

DA REDAÇÃO, COM AGÊNCIAS – Em uma decisão inesperada, o presidente Donald Trump demitiu nesta terça-feira (9) o diretor da Polícia Federal americana (FBI), James Comey. Segundo a Casa Branca, Comey foi retirado do cargo depois de recomendações do procurador-geral Jeff Sessions e do vice-procurador-geral Rod Rosenstein.

Segundo o “New York Times”, Comey soube que tinha sido demitido enquanto falava a funcionários do escritório do FBI em Los Angeles, quando telas de televisão ao fundo do lugar em que estava começaram a piscar a notícia. Pouco depois, uma carta foi entregue na sede da organização, em Washington.

A recomendação de demissão de Rosenstein cita a maneira como Comey tratou do escândalo do ano passado envolvendo e-mails da então candidata presidencial democrata Hillary Clinton.

A procura por um novo diretor começa imediatamente.

Numa carta divulgada pela Casa Branca em que Trump afirma a Comey que ele “não consegue liderar efetivamente” e que uma nova liderança é necessária para restaurar a confiança.

“Embora eu aprecie enormemente você me informar, em três ocasiões diferentes, que eu não estou sob investigação,concordo com o julgamento, porém, do Departamento da Justiça de que você não está apto a efetivamente liderar o FBI”, declarou.

“É essencial encontrar uma nova liderança para o FBI que restabeleça a confiaça pública em sua missão vital de aplicação da lei”, diz o presidente na carta.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo