Trump demite chefe do FBI, James Comey

Chefe da polícia federal americana soube da demissão pela televisão

0
4385
James Comey soube pela televisão que tinha sido demitido
James Comey soube pela televisão que tinha sido demitido

DA REDAÇÃO, COM AGÊNCIAS – Em uma decisão inesperada, o presidente Donald Trump demitiu nesta terça-feira (9) o diretor da Polícia Federal americana (FBI), James Comey. Segundo a Casa Branca, Comey foi retirado do cargo depois de recomendações do procurador-geral Jeff Sessions e do vice-procurador-geral Rod Rosenstein.

Segundo o “New York Times”, Comey soube que tinha sido demitido enquanto falava a funcionários do escritório do FBI em Los Angeles, quando telas de televisão ao fundo do lugar em que estava começaram a piscar a notícia. Pouco depois, uma carta foi entregue na sede da organização, em Washington.

A recomendação de demissão de Rosenstein cita a maneira como Comey tratou do escândalo do ano passado envolvendo e-mails da então candidata presidencial democrata Hillary Clinton.

A procura por um novo diretor começa imediatamente.

Numa carta divulgada pela Casa Branca em que Trump afirma a Comey que ele “não consegue liderar efetivamente” e que uma nova liderança é necessária para restaurar a confiança.

“Embora eu aprecie enormemente você me informar, em três ocasiões diferentes, que eu não estou sob investigação,concordo com o julgamento, porém, do Departamento da Justiça de que você não está apto a efetivamente liderar o FBI”, declarou.

“É essencial encontrar uma nova liderança para o FBI que restabeleça a confiaça pública em sua missão vital de aplicação da lei”, diz o presidente na carta.