Brasil Manchete

Turista americano é acusado de racismo em museu do Rio de Janeiro

Antony Barrow teria se recusado a receber informações de atendente negro; “não quero negros”, disse o turista

Turista americano foi conduzido à delegacia no centro do Rio de Janeiro FOTO Domingos Peixoto - O Globo
Turista americano foi conduzido à delegacia no centro do Rio de Janeiro FOTO Domingos Peixoto – O Globo

Um turista americano foi levado para a delegacia no Rio de Janeiro acusado de racismo. De acordo com relatos de testemunhas e de uma das vítimas, o turista procurou a recepção do Museu de Arte do Rio (MAR) por volta das 10h de quarta-feira (26), querendo informações. Ao ser recebido por funcionários negros, se negou a conversar. As informações são do jornal O Globo.

“Em inglês, eu perguntei se precisava de ajuda. Ele movimentou o corpo, ignorando a minha presença. Virou de costas para mim e falou: “Não quero negros”, contou o estudante Elian Almeida, de 24 anos, que trabalha como educador no museu e foi uma das vítimas. — Eu fiquei chocado, perguntei novamente, e ele repetiu: “Não, negros”. Então eu disse que ia chamar a polícia e ele saiu do museu.

Almeida correu até uma base da Guarda Municipal, que fica em frente ao museu, que recomendou ao jovem procurar uma equipe de policiais do Centro Presente, também baseada na região. Feito isso, ele retornou ao museu acompanhado de um policial, e conseguiu localizar o estrangeiro nos arredores. Os envolvidos foram encaminhados para a 4ª DP, onde o caso foi registrado. De lá, o americano foi para a 5ª DP (Centro).

Rafael Martins, que trabalha na monitoria do museu e testemunhou o crime, contou que antes de se negar a conversar com Almeida, o turista já havia se negado a ser atendido por uma outra funcionária, Sanny Gomes, de 21 anos, que faz a monitoria das artes externas do MAR.

“A minha reação foi de indignação total, mas não consegui fazer nada. O Elian correu para chamar a autoridade mais próxima, e a reação da Sanny foi chorar”, relatou Martins, sobre o episódio.

Mesmo na delegacia, na frente dos policiais, o turista continuou com suas falas racistas. Fábio Lisboa, policial militar há 4 anos, contou que o estrangeiro estava sem documentos e continuou dizendo que não queria ser abordado por pessoas negras.

“Quando a gente foi levá-lo para a cela, um colega que é pardo, com a pele mais clara, fez a revista. Quando fui falar com ele, ele repetiu: “no black people” — disse o policial. “Eu nunca passei por uma situação como essa”.

Por estar sem documento, o turista foi identificado apenas como Antony Barrow e aparenta ter cerca de 35 anos. Ele estaria hospedado no Hotel Barão de Tefé, localizado em frente às ruínas do Cais do Valongo, na Gamboa, que já foi o principal porto de entrada de africanos escravizados nas Américas e um dos pontos do Circuito Histórico da Celebração da Herança Africana na Zona Portuária.

O consulado americano já foi informado sobre o caso e Anthony pode ser enquadrado em injúria racial.

Em nota, o MAR descreveu a dinâmica do crime e disse que outras medidas legais estão sendo estudadas pelo departamento jurídico do Instituto Odeon, responsável pela administração do local. Por fim, o comunicado reitera o repúdio à atitude do turista e diz: “Racistas não passarão.”

Ao sair da delegacia, o turista americano se negou a falar sobre o caso.

Elian-Almeida-e-Sanny-Lopes-turista-americano-se-negou-a-ser-atendido-pelos-dois-no-Museu-de-Arte-do-Rio
Elian-Almeida-e-Sanny-Lopes-turista-americano-se-negou-a-ser-atendido-pelos-dois-no-Museu-de-Arte-do-Rio

 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo