Histórico

Vaticano divulga relação com novos pecados capitais

Usar drogas e poluir o meio ambiente fazem parte da lista

Gula, luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça não estão mais sozinhos. O Vaticano divulgou uma lista com os novos pecados capitais de acordo com a Igreja Católica e, por isso, são merecedores de condenação. Da relação, agora adaptada ao mundo moderno e globalizado, fazem parte a desigualdade social, a poluição ambiental, a manipulação genética e o consumo de drogas – e, pela Santa Sé, os cristãos devem se confessar e pedir perdão a cada vez que praticarem esses atos.

O religioso responsável pelas questões internas do Vaticano, monsenhor Gianfranco Girotti, disse que os novos pecados capitais têm uma dimensão social. Segundo ele, o pecado deixou de ser apenas uma questão pessoal e passou a ter maior influencia na sociedade. “Nossos atos hoje têm reflexos maiores e mais destruidores “, disse o sacerdote.

A nova lista foi comunicada aos padres de todo o mundo, que estiveram durante uma semana no Vaticano para um curso de atualização sobre o sacramento da confissão. Um dos pontos destacados no encontro foi o de que os católicos estão, cada vez mais, evitando os confessionários. Pelo menos 60% dos fiéis na Itália não se confessam, de acordo com uma pesquisa da Universidade Católica italiana.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo