Manchete Mundo

Velório do Papa Bento XVI começa nesta segunda (2) e fiéis fazem fila no Vaticano

Bento XVI é velado na Basílica de São Pedro. Foto: Divulgação Vaticano

Milhares de pessoas chegaram ao Vaticano, na madrugada desta segunda-feira (2), para participar do primeiro dia de velório do Papa Emérito Bento XVI, que morreu no sábado (31), aos 95 anos. A visitação de despedida segue na capela funerária da Basílica de São Pedro até a próxima quinta-feira (5), quando ocorrerá o funeral. Bento XVI será enterrado nas Grutas do Vaticano, local onde foram sepultados mais de 90 papas. No velório, são esperadas cerca de 35 mil pessoas por dia e mais de 60 mil devem comparecer à cerimônia de sepultamento, incluindo chefes de estado e representantes de outros países.

Primeiro pontífice a renunciar o cargo em 600 anos, o alemão Joseph Ratzinger pediu um funeral simples, mas de papa. A cerimônia será presidida pelo Papa Francisco, e não pelo decano do Colégio dos Cardeais, como seria se o papa morto estivesse no comando. Essa é a primeira vez que um papa em exercício enterra outro papa.

No dia da morte do pontífice, Papa Francisco fez uma comovente homenagem ao antecessor, que estava com a saúde debilitada e morreu após vários dias de agonia em um antigo convento nos jardins do Vaticano, onde residia desde a renúncia, em 2013. “Com emoção, recordamos uma pessoa tão nobre e bondosa”, disse Francisco durante as orações de Ano Novo na Basílica de São Pedro, agradecendo ao pontífice emérito “por todo bem que fez”.

No domingo (1º), o Vaticano divulgou fotos do corpo de Bento XVI. Nas imagens, ele aparece vestido de branco com casula vermelha, cor do luto papal, e um rosário entrelaçado nas mãos. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo