Histórico

Venice Beach pelo olhar de Jade

Artista brasileira prepara exposição com fotos da praia mais alternativa dos EUA

Berço do movimento hippie dos Estados Unidos nos anos 60, Venice Beach (em Los Angeles, CA) continua encantando os moradores e visitantes pelo sua constante atmosfera de festa e pelas dezenas de artistas e performistas que ocupam o calçadão da praia. A fotógrafa brasileira Jade é uma das que adoram o ar surrealista daquela orla e, quando esteve na Califórnia em junho, aproveitou para captar várias imagens com sua câmera. O material vai fazer parte de uma exposição que a artista está preparando para breve.

“Parece que as pessoas de Venice Beach não perceberam que o mundo andou. E, se perceberam, não fazem a menor questão de acompanhar a evolução ou modernização das coisas, pois o tempo ali passa mais devagar”, descreve Jade, destacando a mistura de cores e aromas do lugar. As lojas no calçadão também impressionaram Jade: “Podemos encontrar produtos de todos os estilos, desde roupas feitas de ‘hemp’ (a fibra da maconha) e saias longas de miçangas, até candelabros de acrílico colorido e anéis com os símbolos da paz e da sorte”, conta.

O outro lado de Venice Beach é o dos artistas – pintores, músicos e produtores que se escondem em pequenos bangalôs com muito charme e discreção. “Estes são os hippies bem-sucedidos, ainda fiéis ao movimento, mas cheios de talento e muito bem remunerados. Ao mesmo tempo intelectuais e místicos, sempre idealistas e ativos em movimentos ecológios, astrológicos e de direitos humanos”, diz Jade. Ela conta que visitou antigos amigos, que continuam a viver em suas casas cheias de tapetes persas, incensos e livros de arte e música do mundo inteiro.

Mas o que mais fascina Jade em Venice Beach são as pessoas que estão nas ruas. Um de seus ‘exercícios’ preferidos quando está no calçadão é imaginar de onde vieram tantos tipos diferentes, quem são e o que pensam da vida. “Ficava observando aquela gente e percebia muitos já ‘fora do ar’, outros apanhando comida do lixo”, explica Jade, que procurou captar nas fotos um pouco das expressões, das cores e dos movimentos do lugar. O material, nas palavras da própria fotógrafa, é um “desenho de Venice Beach”.

Esta não foi a primeira experiência do tipo para Jade. Em março ela foi a Paris fotografar a coleção ‘French Dreams’, que estará numa exposição em Nova York, e já tem outra mostra prevista para fevereiro de 2009, na Itália, com a coleção ‘With and Without Love’. A brasileira recentemente ganhou o prêmio ‘Francisco de Goya’, com a imagem ‘Mind over Matter’, que está exposta no Museu das Américas, em Barcelona. A seguir, as fotos tiradas em Venice Beach, com alguns comentários da própria Jade. No site www.acheiusa.com o leitor pode conferir outras imagens da artista.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo