Histórico

Vitória de republicano ameaça reforma da saúde

Com eleição de Scott Brown em Massachusetts, democratas perdem a supermaioria do Senado

A eleição especial em Massachusetts para apontar o substituto do senador Ted Kennedy, morto no ano passado, ultrapassou as fronteiras do estado e representou uma derrota para o presidente Barack Obama. Isso porque o eleito é o republicano Scott Brown, num resultado que pôs fim à supermaioria dos democratas na Câmara Alta. Agora, até mesmo a reforma da saúde está ameaçada, pois o partido do presidente precisa de 60 votos naquela casa para aprovar a proposta e passa a ter somente 59 democratas.

Brown é conservador e derrotou a democrata Martha Coakley e o candidato independente Joseph Kennedy, que não tem parentesco com o clã Kennedy. Para se ter uma ideia da importância do pleito, estiveram em Massachusetts para apoiar a candidata Coakley todos os caciques do partido do presidente, incluindo o próprio Obama, o ex-presidente Bill Clinton e diversos senadores. Nada disso foi suficiente e o conservador Brown teve 53% dos votos.

A “supermaioria” no Senado, que tem 100 cadeiras, significa um mínimo de 60 senadores de um partido, número que impede manobras da oposição para barrar projetos de lei. Mantendo a elegância, o presidente dos EUA disse que espera trabalhar com o novo senador para vencer os “desafios econômicos”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo