Taiara Desirée

Você sabe o que é closet cleaning?

closet cleaning

Closet Cleaning é um termo muito usado nas consultorias de imagem e estilo, que significa, em tradução livre, limpeza do armário.

Porém, por não se tratar única e exclusivamente de uma limpeza, mas sim de um processo de análise das peças do vestuário e acessórios, prefiro denominar de Etapa da Avaliação do Closet.

Gosto de recomendar que esse processo seja feito, pelo menos, a cada quatro ou seis meses. Pois a Avaliação do Closet é uma das principais maneiras de se manter o guarda-roupas atualizado, ajustado ao seu corpo e estilo, além de deixá-lo sempre limpo, prático e funcional, o que, consequentemente, otimiza o nosso tempo na hora de se arrumar e evita gastos desnecessários, pois sabemos exatamente o que temos e o que estamos precisando comprar.

Na Consultoria Design Pessoal, a “Avaliação do Closet’ é feita após várias outras etapas que envolvem um processo de autoconhecimento.

Através da Avaliação do Closet, analisa-se as peças do vestuário e acessórios, para ver o que deve ser mantido, o que vai para doação, o que precisa ser ajustado, o que pode ser reformado e revitalizado, além das anotações das peças curingas que estão faltando e das peças estrelas, que valem a pena o investimento.

Trata-se de um processo importante na criação e manutenção do estilo pessoal, que merece atenção e que é gostoso de se fazer, pois muitas vezes passamos a ver com outros olhos uma peça que estava esquecida e que pode ser uma multiplicadora de looks, além de ser um momento em que nos dedicamos a nós mesmos, renovando a nossa autoestima.

Minhas 10 SUPER DICAS para o momento da Avaliação do Closet.

• Primeiro é importante saber qual é o seu estilo predominante e secundários, para identificar as peças que se adequam a eles. Bem como o tipo/temperatura de pele e a cartela de cores correspondente para priorizar as peças que lhe favorecem.

• Antes de começar o processo, arrume-se como se fosse sair para as compras, esteja bem com a sua imagem, pois isso é importante no momento das provas do vestuário e acessórios. Se você não estiver bem, não irá gostar de NADA que irá provar.

• Comece separando as peças que estão velhas, desgastadas ou que não vestem bem em você e coloque para doação, ou, dependendo do estado da peça ou do tipo [roupa íntima por exemplo], jogue fora.

• Depois separe as peças que você ama das peças que você nunca usa, seja por não gostar delas ou porque, de fato, não combinam com você.

• Vá fazendo pilhas para cada uma delas e depois comece a provar olhando-se de corpo inteiro e de todos os ângulos em um espelho e local bem iluminado.

• Imagine-se num provador de uma loja, vendo aquela roupa pela primeira vez. Acredite, isso tem uma influência muito positiva, aguça a sua criatividade e, lembre-se, um dia, por alguma razão, você gostou dela.

• Vá separando as peças que precisam de ajustes e anotando em papeis lembretes quais consertos precisam ser feitos e prenda os lembretes com alfinetes/clipes nas roupas.

• Você pode pensar tanto nos ajustes e reformas, como em maneiras de revitalizar a peça, dando uma nova cara para ela. Brinque com a sua imaginação!

• Veja as possibilidades de looks para montar com cada peça e até aposte nos acessórios, esse é também um momento de criação. Permita-se esse tempo, seja num final de semana, nas férias ou no feriado.

• Por fim, arrume as ‘peças ok’ de volta no seu closet, separe e anote tudo o que precisa ser ajustado; separe o que você não quer e vai ser doado e também não esqueça de anotar uma lista das peças que são essenciais e estão faltando para serem compradas com prioridade. Essa é uma maneira inteligente de consumir.

Seguido da Avaliação do Closet, ainda há outro processo importante que é o Closet Organizer [Organizador do Armário], um modo de organização de closet para otimizar tempo e espaço. Com a Consultoria DesignPessoal.com, você também aprende todo esse passo a passo para ter o closet inteligente, afinal, tempo vale ouro!

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo