Estados Unidos Geral Negócios

Warren Buffett pretende doar 99% de sua fortuna de mais de 100 bilhões de dólares

Bilionário do mercado de ações recentemente doou mais $4.1 bilhões em ações a instituições de caridade, entre elas a Bill and Melinda Gates Foundation

CEO da Berkshire Hathaway, Warren Buffett (D), com o co-fundador da Microsoft, Bill Gates (REUTERS/Rick Wilking/Arquivo)

O magnata bilionário do mercado de ações Warren Buffett, de 90 anos, continua cumprindo com a promessa de distribuir quase toda sua fortuna a instituições filantrópicas. Já doou metade, e na semana passada acrescentou mais $4.1 bilhões a cinco instituições. Buffett também anunciou a decisão de deixar a posição de diretor na Bill and Melinda Gates Foundation, do seu colega de bilhões Bill Gates, co-fundador da Microsoft.

Buffett, que apesar da fortuna mora na mesma casa modesta em Omaha, Nebraska, comprada em 1958, pretende doar 99% de sua fortuna de $101 bilhões, conquistada na administração de seu fundo de ações Berkshire Hathaway, cujo uma única ação estava cotada a mais de $419 mil no pregão de sexta-feira (25).

A doação da semana passada compreende $4.1 bilhões em ações da Berkshire Hathaway, repassadas para a Gates Foundation e para outras quatro instituições familiares. Desde 2006, ele já doou mais de $41 bilhões em ações, incluindo $32.7 bilhões para Gates Foundation. O total de doações passa dos $100 bilhões, já que o valor das ações da Berkshire aumentou de lá para cá.

“Por várias décadas acumulei um montante de dinheiro quase incomprensível simplesmente fazendo aquilo que eu adoro fazer”, disse Buffett. “A sociedade tem o que fazer com o dinheiro. Eu não.” A Berkshire Hathaway foi fundada em 1839, e Buffett tem o controle acionário do fundo desde 1965.

Em nota, Bill Gates disse que estava agradecido pela “persistente amizade” com Buffett e que “sempre teremos uma noção profunda de agradecimento” a ele. Melinda Gates disse que os ensinamentos de Buffett ajudarão a “traçar caminhos futuros”.

Bill e Melinda gates se divorciaram recentemente, depois de 27 anos casados.

Outras instituições que receberam doações do bilionário estão a Susan Thompson Buffett, batizada com o nome da sua falecida esposa, a Howard Buffet Foundation, a Sherwood Foundation e a Novo Foundation.

Se não fossem as doações, a fortuna de Buffett seria hoje aproximadamente comparável à do CEO da Amazon, Jeff Beznos, homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo