Histórico

Cortes de imigração não dão conta da demanda

De acordo com a Associação Nacional de Juízes de Imigração, as 59 cortes de imigração no país têm um acúmulo de 375,373 mil casos em andamento esperando audiência. Alguns juízes estão agendando audiências para 2018. A associação veio a público esta semana para alertar as autoridades de que os juízes estão próximos a uma crise. “Estamos chegando ao ponto de explosão, isso se já não estamos lá”, disse a presidente da associação, Dana Leigh Marks.

Os 375 mil casos correspondem a 50 mil a mais do que em 2012. Ao todo são apenas 243 juízes. O presidente Barack Obama está tentando aliviar a pressão com um plano emergencial, mas seu pedido de $3,7 bilhões ao Congresso ainda não foi aprovado. Se aprovado, inclui a contratação de 75 juízes e o pedido de que os juízes prioritizem os casos que envolvam menores desacompanhados.

O acúmulo de processos tem se agravado ainda mais depois da chegada de quase 60 mil crianças indocumentadas vindas de El Salvador, Honduras e Guatemala. Eles vêm fugindo principalmente da violência e da miséria. Após atravessar o México, os coiotes levam-os até a fronteira com os Estados Unidos onde eles, na maioria, se entregam aos policiais de fronteira. No entanto, desde o dia 14 de julho, o governo tem enviado-os de volta a seus países de origem.

Antes de fazer o caminho de volta, por lei, essas crianças, às vezes acompanhadas pelas mães ou irmãos mais velhos, precisam passar pela corte de imigração. Em 2012, o Congresso liberou $302 milhões para o funcionamento dessas cortes, mas depois de alguns cortes no orçamento, o valor caiu para $289, em 2013. Este ano, o valor voltou a subir para $312, mas não tem sido suficiente.

Segundo projeções da Casa Branca, pelos menos outras 90 a 150 mil crianças devem chegar ao país fugindo da sua terra natal até 2015.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo