Esportes

Flamengo fica um mês na liderança do Campeonato Brasileiro

Clube carioca tem quatro pontos de vantagem sobre os vice-líderes Atlético-MG e São Paulo

Mauricio Barbieri, técninco do Flamengo
Mauricio Barbieri, técninco do Flamengo

O aguardado encontro entre Palmeiras e Flamengo mobilizou as atenções. Afinal, era o choque do líder, Fla, e de um dos times mais badalados do Campeonato, Verdão. E o jogo começou com tudo, com o Palmeiras abrindo o placar com um gol de William completando para as redes um passe de cabeça de Bruno Henrique. A blitz alviverde continuou e o placar não foi aumentado graças à boa atuação do goleiro Diego Alves. Depois, mais assentado em campo, a equipe rubro-negra tomou conta da posse de bola, mas não conseguiu levar muito perigo à meta de Jailson. No segundo tempo, o panorama se repetiu, com o Verdão pressionando muito e o arqueiro flamenguista evitando outros gols. Um vacilo do lateral Victor Luiz que cedeu escanteio de graça resultou no gol de empate do time carioca. O escanteio bem cobrado chegou à cabeça do zagueiro Thuler que subiu mais do que Thiago Martins e tirou do alcance de Jailson. A partir daí, as duas equips se revezaram no ataque em busca do gol da vitória. Entretanto, a partida teminou mesmo empatada – bom resultado para o Flamengo que vai ficar líder isolado durante a parada da Copa do Mundo. Para o Palmeiras, ficou o gosto amargo de deixar o adversário empatar depois de estar à frente no placar, como havia ocorrido na outra partida contra o Ceará.

A liderança do Flamengo é boa, após terem sido cumpridas 12 rodadas de um total de 38. Não chega a ser tão destacada, porque tem apenas quatro pontos à frente de Atlético-MG e São Paulo, vice-líderes, e principais perseguidores. Com um detalhe importante. Enquanto o Galo está tão somente focado no Brasileirão e o São Paulo disputa apenas a Copa Sul-Americana, o Mengo está envolvido nas três principais competições: Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores da América e Copa do Brasil. Ou seja, vai precisar de um elenco grande e qualificado para manter o padrão de jogo. Para piorar, Felipe Vizeu está indo para Itália, onde atuará pela Udinese, e Vinicius Jr. está arrumando as malas para ir à Espanha, incorporar-se ao elenco do Real Madrid. Há, ainda, a possibilidade de o líder do Brasileirão perder o meia Marcos Paquetá pafra o futebol europeu. Ou seja, três jogadores das categorias de base vão engordar os cofres do Rubro-Negor carioca. Se financeiramente é bom, esportivamente é preocupante. o clube terá de ir ao mercado para encontrar substitutos ou promover novos talentos das categorias inferiores. Aliás, o próprio treinador, Mauricio Barbieri, é oriundo das categorias de base.

Perda de jogadores não é problema somente para o Flamengo. Roger Guedes, artilheiro do Brasileirão com nove gols, pode deixar o Atlétiico-MG na mão. Seu passe pertence ao Criciúma (SC) e ao Palmeiras que havia emprestado o atacante ao Galo como parte da negociação para levar o lateral Marcos Rocha. As boas atuações de Guedes, porém, chamaram atenção de dois clubes árabes, Al-Wheda e Al-Hilal, e do Shaktar Donetsk da Ucrânia. Ou seja, são grandes as chances de ele não estar mais no elenco do Galo na volta da intertemporada.

Também o Corinthians perderá o meiocampista Maicon, negociado com o Sevilla, da Espanha. O Alvinegro paulista, aliás, está sentindo na pele a força do dinheiro do exterior. Perdeu recentemente o treinador Fábio Carille para o Al-Wheda, da Arábia Saudita. Em seu lugar, ficou o auxiliar Osmar Loss. E a campanha do novo técnico édecepcionante. Em sete jogos que o Corinthians disputou sob seu comando, o time conseguiu uma vitória, dois empates e quatro derrotas – a última delas para o Bahia por 1 a 0 no encerramento da 12ª rodada.

Pois é, amigos, o jeito é os torcedores ficarem ligados na Copa do Mundo, que começou na quinta-feira (14) com a sonora goleada de 5 a 0 da anfitriã Rússia sobre Arábia Saudita, e torcer por uma boa campanha da Seleção Brasileira. Porque depois do maior evento do futebol mundo seu time do coração pode ter novos jogadores… ν

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo