Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Envie sua pergunta para imigracao@acheiusa.com, que ela será respondida na medida do possível.

Ludo Gardini, advogado com escritório em Pompano Beach (FL), telefone (855)337-8440.


Meu tio é cidadão americano e gostaria de saber se posso passar a guarda de meu filho para ele para que ele possa pedir visto de permanência para meu filho.

Gardini – Prezada leitora, geralmente guarda de filho não dá direito a green card e seria muito arriscado para ele receber um “visto de permanência” que, se for concedido, expiraria quando ele completar a maioridade de 18 anos.

Caso minha esposa venha com o meu filho de 11 anos para os EUA com visto B1 / B2 e depois de por exemplo três meses aplicar a mudança de status para visto de estudante, meu filho poderá ser matriculado em escola pública americana, sem consequências drásticas?

Gardini – Sim, o filho teria o visto F2 que é dependente de F1, e com este visto ele seria legalmente autorizado a frequentar escola pública, mas vale lembrar que o visto de estudante não é uma solução ideal para se morar nos EUA.

Tenho o green card condicional de dois anos, já venceu, entrei com a aplicação para renovação 90 dias antes. Já recebi o formulário i-797 e já fiz a biométrica, preciso viajar para o Brasil em breve, posso viajar com green card antigo e o formulario i-797?

Gardini – Sim, você pode viajar com a cópia da extensão para uma ano do I-751 ( formulário I-797) juntamente com o green card vencido e o passaporte valido.

Sou cidadão americano, filho de brasileiros, crescido no Brasil. Penso em morar na Flórida e levar minha família (todos brasileiros). Qual seria o processo para legalizá-los? Iriam todos como turistas e aí iniciaríamos todo processo? Minha maior preocupação séria com o meu filho, que precisaria ir para a escola. Hoje é tem 3 anos de idade.

Gardini – O procedimento certo seria já trazer toda a família com o green card através de uma aplicação feita por consulado, você deveria entrar com o I-130 para cada um deles, acredito que no seu caso para sua esposa e seu filho de 3 anos. Esse procedimento leva em torno de 10 meses. Entrar com visto de turista e depois aplicar aqui dentro par ao green card também seria possível, mas não é a forma mais correta. Pois na fronteira (aeroporto) se você falar que você veio para ficar e vai aplicar o green card para sua família o oficial pode mandar a sua família de volta para o Brasil para que você faça a aplicação via consulado.

Olá, me chamo Rafaela, tenho 15 anos e tem dois meses que moro nos Estados Unidos com green card. Gostaria de saber se é possível eu estudar no Brasil. Quanto tempo posso ficar ausente para que eu não perca o green card?

Gardini – Minha recomendação é que você faça uma aplicação para um documento chamado I-131 Advance Parole que permite você ficar até dois anos no Brasil sem ter necessidade de retornar.

Abrindo uma empresa no estado da Flórida ou New Jersey, com visto de turista consigo futuramente uma permanência? Se não qual seria a melhor forma, excluindo o Investimento de $500 mil?

Gardini – Eu sugiro que você consulte um advogado pessoalmente, o fato de abrir uma empresa nos EUA, independemente do estado, não te dá direito automático de você receber um visto de trabalho ou mesmo green card. Não existe uma “melhor” forma para imigrar para os EUA. Existem forma diferentes que às vezes pode ser bom para uma certa pessoa mas não necessariamente bom para você e vice versa. Boa sorte.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo