Dúvidas dos Leitores Imigração em Dia

Pergunte ao advogado: as dúvidas de imigração dos leitores

Imigração em Dia

Colaborou a advogada Renata Castro, da USA4ALL Immigration Law. O escritório baseado em Coral Springs (FL) oferece triagem inicial gratuita.
Contato: Tel.: (954) 204-0393 / usa4all.com

Envie sua pergunta sobre imigração para imigracao@acheiusa.com

Dei entrada dia 11/17/2023 na imigração para renovação do meu green card que expira no dia 11/21/2023. Eu posso sair do país?

Renata Castro — A sua saída dos Estados Unidos é permitida, no entanto, você não tem o recibo e não será autorizada a reentrada, até que a imigração emita um documento. Não sugiro que você saída do País até que as suas digitais sejam recolhidas e você esteja de posse do recibo que estende o seu green card, como um documento de reentrada nos EUA. 

Meu pai tem 78 anos e conseguiu o green card em 2018 graças ao meu irmão, que é cidadão americano. Ele retornou para o Brasil em dezembro de 2022 e seu green card venceu em junho de 2023.  Ele declarou o tax de 2022 e ainda possui conta ativa em um banco nos EUA. Ele ainda consegue regressar aos Estados Unidos com o status de residente permanente? Quais procedimentos ele deve realizar?

Renata Castro — É possível que seu pai recupere o documento, mas recomendo que ele entre em contato com nosso escritório, que pode ajudar vocês a intervir junto à imigração para reaver o green card do seu pai. Lembrando que portadores de green card automaticamente abandonam o status de residentes se ficarem fora dos EUA por mais de 11 meses contínuos. Por isso, é fundamental que seu pai tenha uma assessoria jurídica para tentar reverter esse quadro delicado. 

Em 2017 fui para os EUA e passei o tempo de permanência em dois meses com visto de turista, que tinha validade de seis meses. Desde então, voltamos para o Brasil e não voltamos mais para os EUA com medo de sermos barrados. Meu visto venceu em 2022 e, antes de morarmos nos EUA, já havíamos ido várias vezes a passeio.  Qual a probabilidade de eu conseguir renovar meu visto? Morar nos EUA, nunca mais, mas passear morro de vontade, uma vez que nossa vida profissional se estabilizou.

Renata Castro — Qualquer situação relacionada à probabilidade de conseguir o visto de turista é mera especulação. O visto de turista é emitido baseado no poder discricionário dos agentes. Portanto, se você violou seu status por apenas dois meses, você não está completamente barrado a solicitar o visto, mas será preciso apresentar um argumento contundente que justifique esse período adicional.

Moro nos EUA e tenho meu green card de 2 anos. Minha família no Brasil está entrando com o pedido para obter cidadania italiana. Eu posso entrar nesse processo para ter a cidadania italiana ou isso pode me atrapalhar aqui nos EUA?

Renata Castro — Os Estados Unidos não limitam o número de cidadanias que você pode receber. Minha sugestão é que você converse com o advogado que está ajudando a sua família a obter a cidadania italiana para se certificar. Do ponto de vista dos EUA, você não é proibida de ter a cidadania brasileira, italiana e a americana quando você for elegível.

Entrei pelo México há 2 anos e ainda não tive nenhuma corte. Minha filha de 3 anos foi diagnosticada com autismo e faço terapias com ela para desenvolvimento social e da fala há mais de um ano. Fui instruída a dar entrada no processo para green card de acordo com esse problema dela. Realmente é caso para documento?

Renata Castro — Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não existe um green card para pessoas que possuem qualquer tipo de condição neurológica, mental ou física. O diagnóstico da sua filha, talvez por uma questão humanitária, resultar no fechamento do seu caso. Isso quer dizer que, você não receberia um green card, mas você teria a oportunidade de ficar nos EUA sem continuar respondendo a processos imigratórios perante um juiz. Entre em contato com nosso escritório para discutir seu caso, mas reitero, não há green card para mãe e pai de crianças que têm autismo nos Estados Unidos.

Minha irmã é cidadã americana e quer dar entrada no green card para mim. Eu moro nos EUA e tenho visto de estudante. Eu posso parar de estudar enquanto aguardo o processo?

Renata Castro — O início do processo de green card pela sua irmã não estende nenhum tipo de status. Portanto, se você parar de estudar vai ficar fora de status e isso trará problemas na obtenção do green card. É imprescindível que você proteja seu status para que não seja penalizada no momento da obtenção do seu green card.

As informações fornecidas acima não constituem aconselhamento jurídico ou geram uma relação advogado-cliente. Além disso, os interessados não devem tomar decisões baseadas apenas nas informações aqui apresentadas. É recomendado consultar com advogado para analisar cada caso individualmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo