Histórico

Agentes da fronteira prendem quase 100 indocumentados no AZ

Imigrantes estavam dentro de caminhão frigorífico a zero grau

Os indocumentados não medem esforços para entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Mesmo assim, os agentes da fronteira se surpreenderam esta semana quando prenderam 97 imigrantes dentro de um caminhão frigorífico, a uma temperatura de zero grau Celsius, na divisa do México com o estado do Arizona. “Sou policial há 18 anos e esta é a primeira vez que vejo algo assim. Só vendo para crer”, confessou Charlie Serino, agente do Departamento de Segurança Pública (DPS), que participou da operação em Nogales (AZ).

No interior do caminhão viajavam 94 mexicanos e três guatemaltecos, entre eles mulheres grávidas e 14 adolescentes. O agente Serino disse que, ao abrir a caçamba, numa operação de rotina, esperava encontrar frutas, mas deu de cara com dezenas de imigrantes latinos que o encaravam assustados. “Eles arriscaram a vida”, acrescentou o agente Kevin Nelly, do ICE. O caso trouxe à memória um fato ocorrido em maio de 2003, quando 19 indocumentados morreram asfixiados quando um motorista de um caminhão abandonou o grupo em pleno deserto do Texas.

Segundo as investigações e depoimentos dos imigrantes detidos em Nogales, eles estavam há mais de 40 minutos sob uma temperatura inferior a zero grau Celsius. “O destino do grupo era a cidade de Eloy, no Arizona, e isso siginifica que eles passariam ainda ouytros 45 minutos dentro do caminhão frigorífico. Isso poderia representar uma tragédia”, disse Serino. Ele afirmou que os imigrantes pagaram entre mil e três mil dólares pelo transporte.

As autoridades prenderam o motorista do caminhão, identificado como Luis Antonio Mendoza, que mora na Califórnia – ele receberia 300 dólares de cada um dos imigrantes. A pena pelo crime de tráfico humano nos Estados Unidos pode chegar a dez anos de prisão.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo