Histórico

Aprovada meta de retirada de tropas do Iraque

De acordo com o projeto do Senado Bush deve começar retirada em quatro meses e finalizar a te março de 2008 mas o presidente já afirmou que vetará a proposta

Foi aprovado nesta quinta-feira, no Senado, o projeto de provisão de fundos para a guerra do Iraque mas que impõe, entre outras coisas, a retirada do exército norte-americano do Iraque, no prazo de um ano. A votação foi apertada: 51 votos contra 47.
A aprovação foi um desafio a George W. Bush, que já afirmou que não sancionará a proposta.
A determinação requer que o presidente comece a retirada das tropas dentro de quatro meses e tente finalizá-la até 31 de março de 2008. A iniciativa foi agregada a um projeto de 121,7 bilhões de dólares para financiar a maior parte das guerras do Iraque e do Afeganistão neste ano.
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto na semana passada estabelecendo um prazo final obrigatório para a retirada em 1o de setembro de 2008. As duas Casas tentarão encontrar juntas um acordo antes de enviar o projeto para Bush no mês que vem.
A Câmara e o Senado esperam negociar uma carta de intenções até a semana de 16 de abril e aprovar esse compromisso na semana seguinte.
O líder republicano no Senado, Mitch McConnell, que se opõe à imposição de prazos para a saída das tropas de combate americanas do Iraque, pediu aos negociadores para que trabalhem rapidamente de forma que o Congresso leve isso ao presidente para “o inevitável veto”.
Se isso ocorrer, os democratas não devem ter o apoio de dois terços na Câmara e no Senado para derrubar o veto.
Como resultado, o Congresso rapidamente teria de vir com uma nova lei sobre gastos de guerra, com os democratas apostando alto sobre a possibilidade de Bush enviar outra lei com as condições para a permanência das tropas no Iraque.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo