Histórico

Atentado mata mais um agente da imigração dos EUA no México

Funcionário do ICE estava em viagem oficial e foi vítima do narcotráfico. Outro americano está ferido

Os traficantes mexicanos fizeram esta semana mais uma vítima americana. Um agente do ICE em visita oficial ao México morreu depois que o carro em que viajava da capital até Monterrey foi interceptado por homens armados, que dispararam vários tiros. Um outro agente, que também não teve a sua identidade revelada,  ficou ferido e está internado em estado grave.

A notícia do atentado que provavelmente foi cometido por membros de gangues ligadas ao narcotráfico, foi dada pela própria secretária de Segurança Nacional dos EUA, Janet Napolitano. A violência relacionada às drogas tem aumentado, especialmente ao norte do país, desde que o presidente Felipe Calderón lançou uma campanha contra o crime organizado ao assumir o cargo no final de 2006. Os EUA apoiam o governo mexicano, com recursos e treinamento, o combate aos cartéis.

Este não foi o primeiro atentado a autoridades americanas no México. Em março do ano passado, três pessoas vinculadas ao consulado dos EUA em Ciudad Juárez, perto da fronteira, também foram assassinados. Um outro agente foi baleado recentemente naquele país, durante as investigações da chacina promovida contra imigrantes.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo