Histórico

Ato por reforma é neste domingo

Mesmo com movimento esvaziado, ativistas organizam passeatas

Pelo sexto ano consecutivo, os ativistas e indocumentados vão às ruas dos Estados Unidos para pedir o fim das deportações e, principalmente, o início dos debates sobre uma eventual reforma imigratória. No entanto, mesmo os organizadores dos atos, que devem acontecer em pelo menos 12 grandes cidades, admitem que o movimento está esvaziado.

Vamos insistir. Queremos chamar a atenção de que os imigrantes têm os seus direitos, afirmou Juan José Gutiérrez, diretor do Movimento Latino USA de Los Angeles (Califórnia), admitindo que o momento é delicado. Nos últimos seis anos, o tema foi introduzido no Congresso, mas não houve êxito em relação a resultados concretos. E a perspectiva não é boa: os republicanos detêm a maioria na Câmara dos Representantes e barram qualquer tentativa de introdução de proposta de legalização dos indocumentados.

Além disso, os ativistas reclamam também que a administração democrata vem demonstrando ainda mais descaso com os imigrantes do que o governo anterior. O número de deportações é recorde e o próprio presidente Barack Obama já disse que não pode fazer nada, pois foi eleito para executar a lei e não descumprí-las, acrescentou Gutiérrez. Mesmo assim, o objetivo é chamar a atenção dos parlamentares e do governo para a importância do voto de imigrantes nas eleições de 2012.

Entre as cidades em que ativistas já confirmaram passeatas e manifestações estão Los Angeles, New York, Chicago, Washington DC, Phoenix, San Antonio e Miami, onde a passeata acontecerá em Downtown.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo