Histórico

Aumenta popularidade de Obama

Com certeza, suas posições em relação à reforma imigratória e controle de armas ajudaram a aumentar seu prestígio

A cota de popularidade de Barack Obama alcançou 60 por cento, um nível que o presidente dos Estados Unidos não conseguia desde seu primeiro ano no poder, em 2009, segundo uma pesquisa publicada esta quarta-feira (30), 10 dias depois do início do segundo mandato do chefe de Estado.

Seis de cada 10 cidadãos americanos dizem ter uma opinião favorável de seu presidente, contra 37 por cento que são contráriorios, conforme a pesquisa realizada pela rede de televisão ABC.

É preciso voltar a novembro de 2009 para encontrar um nível similar de popularidade de Obama, que obteve seu grau máximo (79 por cento de opiniões favoráveis) alguns dias antes de assumir o governo em janeiro de 2009.

A ABC destaca que Obama tem uma popularidade menor no início de seu mandato em comparação a outros dois presidentes recentes: Ronald Reagan, que em janeiro de 1985 chegou a 72 por cento e Bill Clinton, que no mesmo mês de 1997 registrou 65 por cento de aprovação. George W. Bush teve um respaldo menor do que Obama ao começar seu segundo mandato: 55 por cento de apoio em janeiro de 2005.

Um total de 51 por cento dos pesquisados revelou ter aprovado o segundo discurso de posse de Obama, proferido em 21 de janeiro perante um milhão de pessoas em Washington, enquanto 24 por cento desaprovaram o discurso e 25 por cento não opinaram.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo