Depois de quase serem desclassificadas na competição, as meninas atropelaram o Japão na final
DA REDAÇÃO COM TERRA
A seleção brasileira feminina de vôlei é campeã do Grand Prix pela décima vez. Neste domingo (24), o Brasil atropelou o Japão e venceu por 3 sets a 0 (25/15, 25/18 e 27/25), no Ariake Collesium, em Tóquio, no Japão. Nem mesmo uma barulhenta torcida nipônica foi capaz de parar o time verde e amarelo. As atuais campeãs olímpicas disputaram 14 partidas e perderam apenas uma para alcançarem o inédito décimo triunfo. As japonesas ficaram em segundo lugar e a Rússia na terceira posição.
A partida começou equilibrada. Bem nas bolas de velocidade, as brasileiras foram para a primeira parada técnica com três de vantagem (8/5). As centrais eram eficientes e o Brasil fez 12/8. Com um erro do Japão, a diferença no marcador subiu para seis (17/11). A ponteira Fernanda Garay conseguiu um ponto de ataque pelo fundo e o time verde e amarelo fechou o primeiro set por 25/15.
O Brasil seguiu pressionando o Japão no saque e no bloqueio e fez 5/1. Depois de um longo rally, as brasileiras abriram cinco (11/6) e o técnico japonês pediu tempo. Com uma boa sequência de saques da ponteira Saori Kimura, o Japão encostou (13/11) e, foi a vez do treinador brasileiro, José Roberto Guimarães, pedir tempo. O jogo ficou equilibrado. A ponteira Jaqueline cresceu de produção e as atuais campeãs olímpicas fizeram 16/13. Neste momento, as brasileiras voltaram a dominar o marcador e venceram a segunda parcial por 25/18.
O Japão voltou melhor para o terceiro set e fez 4/2. A central Fabiana seguiu bem nas bolas de velocidades e o Brasil virou o marcador (6/5). O time nipônica passou a sacar e defender melhor e abriu três (10/7). Bem no bloqueio, o Brasil reagiu e virou o placar (17/14). Com uma boa sequência de saques, o time da casa empatou (17/17). As brasileiras seguraram a reação nipônica e venceram o terceiro set por 27/25 e o jogo por 3 sets a 0.
Depois de uma viagem de 30 horas, a seleção desembarcou na terça-feira (26) em São Paulo. Essa é a 10ª taça do Grand Prix conquistada pelo vôlei feminino brasileiro. A campanha da equipe foi impressionante: 14 jogos e apenas uma derrota.