Histórico

Brasileirinho precisa de transplante de fígado e medula óssea

Felipe Wolff

Felipe Wolff tem apenas quatro anos e há três anos vive uma luta diária contra o tempo. Ele precisa urgentemente de um transplante de fígado e há poucos meses descobriu que só isso não será o suficiente para salvar sua vida, ele também precisa de um transplante de medula óssea. A família veio de Campo Grande (MS) em busca de ajuda nos Estados Unidos. Em agosto, mais uma campanha de amigos da comunidade brasileira em Massachusetts vai tentar encontrar um doador de medula.

A mãe dele, Evelyn Wolff, conta que a família veio em dezembro de 2011 em busca de possível tratamento que pudesse ajudar a combater o avanço de um câncer raro que ele tem, o LCH -células de Langerhans . No entanto, os médicos americanos descobriram que nada mais poderia ser feito para ajudar Felipe a não ser um transplante de fígado. Há poucos meses também descobriram que ele tinha outro tipo de câncer e precisaria de um transplante de medula óssea. “Nós poderíamos ter essa informação bem antes, se os médicos em Campo Grande e São Paulo tivessem feito os testes adequadamente”, conta a mãe.

No início dos sintomas, lembra a mãe, Felipe passou por vários tratamentos equivocados e somente após uma biópsia as células LCH foram detectadas em seu sangue. A doença é rara, atingindo normalmente descendentes de alemães ou produzida pelo próprio corpo do paciente.

Desde que veio para os Estados Unidos, a família tem vivido com dinheiro arrecadado em campanhas e do trabalho do pai de Felipe, que agora está no setor de construção civil. Evelyn e o filho mais velho, de 7 anos, acompanham Felipe nas visitas aos médicos e internações. “Meu filho está no limite. Nós precisamos encontrar um doador”, apela a mãe.

O pai de Felipe será o doador para o transplante de fígado, no entanto ainda não foi encontrado ninguém na família compatível para o transplante de medula.

Os interessados em ajudar Felipe e outras crianças e adultos que precisam de um transplante de medula óssea devem se cadastrar em um banco nacional de medula pelo site http://join.marrow.org/roo99. Pessoas interessadas em organizar campanhas locais para orientar novos doadores podem contatar roosevelt@icla.org. Para ser um doador de medula óssea, o voluntário precisa ter de 18 a 44 anos e ser saudável. 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo