Histórico

Brasileiro busca ajuda para tratamento de câncer em Minnesota

Leonardo Konarzewski, de 21 anos, está lutando contra um raro tipo de câncer

 Leonardo Konarzewski, de 21 anos, está lutando contra um raro tipo de câncer

O gaúcho Leonardo Konarzewski, de 21 anos, está lutando contra um raro tipo de câncer, o linfoma de Hodgkin, e vir para os Estados Unidos para fazer o tratamento foi a única possibilidade de cura dada pelos médicos para o jovem. Entretanto, o tratamento é caro e a família está fazendo diversas campanhas para arrecadar dinheiro para custear as sessões de quimioterapia e exames que Leonardo tem que passar.

“Estamos fazendo um apelo para que continue a campanha, que as pessoas continuem ajudando”, disse o jovem, em entrevista ao G1. “Tudo isso me tocou muito, me deixou firme e forte para seguir aqui”, diz. “Temos várias campanhas, rifas e a ajuda da comunidade brasileira também é muito importante”, afirma Leonardo.

O drama de Leonardo começou em julho de 2013, quando descobriu que tinha linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que ataca o sistema linfático. Ele passou por seções de quimioterapia e radioterapia até que, em abril do ano passado, o tumor desapareceu e Leonardo voltou a ter uma vida normal. Seis meses depois, no entanto, a doença voltou com mais força e ele foi avisado pelo médico que o tratamento padrão não funcionaria mais.

Em Porto Alegre, o pai de Leonardo, José Mario Konarzewski, explica que a esperança de cura surgiu quando o médico de Leonardo descobriu que está sendo testado nos Estados Unidos um medicamento que vem dando resultado para linfoma de Hodgkin. A expectativa de cura, que no Brasil é nula, pula para entre 75% e 85%.

A brasileira Cristiana Christiansen moradora da mesma cidade em que Léo está fazendo o tratamento, mesmo sem conhecê-lo, se sensibilizou com a história e resolveu ajudar a família. “Aqui no Minnesota tem pouquíssimos brasileiros e é sempre bom quando encontramos outros. Fiquei sensibilizada com a história, com o coração apertado, tenho dois filhos e posso imaginar a dor da mãe. Hoje somos amigos, ele vem aqui para casa jogar com meus filhos, é um menino muito especial”, disse.

Ajude o Léo por meio do site leokz.com/campanha/leokz.com/campaign ou gofundme.com/helpleokz.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo