Histórico

Brasileiro invade casa e vive numa boa em Boca Raton

Rapaz usou um recurso jurídico para morar de graça em uma mansão num bairro privilegiado da cidade

Brasileiro vive numa boa em Boca Raton
André Barbosa está ocupando a residência amparado pela ‘adverse possession’
que lhe garante a permanência legal no imóvel ao lado

André Barbosa está vivendo bem. O rapaz de 23 anos mudou-se para uma mansão desocupada, avaliada em $2.5 milhões, numa vizinhança nobre de Boca Raton, usando uma pouco conhecida lei imobiliária do estado da Flórida que permite tomar posse de uma propriedade que esteja em foreclosure.

A polícia não pode tirá-lo de lá porque ninguém o viu invadir a casa de cinco quartos. E o real proprietário do imóvel, o Bank of America, não está respondendo às perguntas sobre a casa.

“Isto é algo ultrajante”, disse a vizinha Lyn Houston. Semana passada, fui ao Bank of America e pedi pelo responsável pelos financiamentos. Disse a eles que estava disposta a comprar a casa e eles nem me ligaram de volta.

Barbosa refere-se como Loki Boy, o deus nórdico da malandragem, e chama sua casa de Templo de Kamisamar.

O corretor de imóveis Gary Singer disse que Barbosa evocou uma lei estadual, chamada de “adverse possession”, que permite a alguém mudar-se para a propriedade e reivindicar o título, se permanecer lá por sete anos. Uma cópia assinada desta notificação está afixada na janela de frente da casa.

Brasileiro vive numa boa em Boca Raton

Este é o bem mais valioso a ser pego usando a “adverse possession” no condado de Palm Beach. Depois que o Bank of America foreclosed a propriedade em julho, Barbosa notificou o gabinete do Avaliador de Propriedades do condado que ele estava mudando-se para lá.

A polícia foi chamada um dia depois do Natal, mas o brasileiro apresentou a notificação e eles não puderam fazer nada contra ele.
Mansão vale US2.5 milhões

A vizinha disse que a casa está vazia há um ano e meio. Os dados da propriedade mostram que ela foi vendida em 2005 por $3.1 milhões, enquanto o título revela que ela está avaliada em $2.5 milhões e a lista do avaliador do estado coloca a mansão de 7,5 mil pés quadrados em $2.1 milhões. A propriedade possui vista para o canal, interiores luxuosos, banheiros de mármore e escadas curvas.

O corretor de imóveis disse que esta lei vem do tempo das fazendas, “mas as pessoas não podem invadir o imóvel e se esconder lá dentro”. Algumas pessoas recorrem a este artifício para poder ter um teto, geralmente em bairros de classe média ou baixa. Singer, no entanto, não condena Barbosa e ainda usa de ironia: “Se você vai fazer uma coisa desta, vale a pena pensar grande”.

Normalmente, o proprietário entra com uma ação e um pedido de expulsão dos invasores, por isto poucas pessoas conseguem manter-se nos imóveis durante sete anos, pagando os impostos e os ônus, porque para se conseguir a posse formal da propriedade é necessário mantê-la em bom estado e até mesmo investir em melhorias.

Enquanto o brasileiro continua vivendo numa boa, a vizinha está em pânico sem saber o que fazer e diz temer que ele pode até mesmo entrar em sua casa. “Se ele teve coragem para invadir esta casa, quem garante que ele não poderá vir aqui?”, indaga Lyn Houston. A resposta é simples: ele não precisa de outra residência para morar. Já tem uma. E que residência!

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo